Como promover uma gestão de treinamento eficaz

treinamento

Realizar uma boa gestão de treinamento é fundamental para garantir os resultados que sua empresa precisa. Confira algumas dicas! 

Para que uma empresa seja produtiva, ela precisa dedicar esforços e se basear em um conjunto de estratégias. Estas práticas fazem parte das funções dos colaboradores, uma vez que são eles que estão na base. Esses colaboradores, por sua vez, precisam de treinamentos, que necessitam ser bem gerenciados. É aqui que entra o tema que vamos trabalhar a seguir: gestão de treinamento. 

Vamos discutir sobre os motivos pelos quais esse tema é tão importante, e por que esta gestão deve estar presente nas empresas que buscam aumentar os seus níveis de produtividade. Confira!

Importância do setor de treinamento

A gestão de treinamento é muito importante para garantir que a empresa atinja bons resultados. Estes treinamentos permitem que a qualidade do serviço seja elevada, dando um retorno positivo para a empresa e para os funcionários. Isso contribui com o desenvolvimento do trabalho da equipe, que se sente motivada para desempenhar suas funções.

Uma das grandes vantagens de investir na gestão de treinamento é poder desenvolver as habilidades de cada um, de maneira individual. Assim é possível tirar o máximo de proveito do potencial dessas pessoas.

Dicas para uma boa gestão de treinamento

Para garantir uma boa gestão de treinamento é importante levar em consideração alguns pontos:

  • Não deixe de usar um software voltado para a inovação de RH: facilita o mapeamento do desempenho da equipe e ajuda a acompanhar os seus resultados;
  • Invista no mapeamento de consequências: faça um mapeamento para identificar quais são as habilidades da equipe, e dê um feedback para os gestores sobre isso. Assim ficará mais fácil aproveitar cada funcionário na função que ele desempenha melhor;
  • Aplique a comunicação eficiente: não adianta oferecer treinamentos e não se fazer entender. Seja o mais claro possível, não invente palavras difíceis para mostrar que sabe mais, e vá direto ao ponto. Quanto mais fácil for o entendimento, melhores resultados terá;
  • Certificados digitais: a equipe precisa de documentos que comprovem os treinamentos que foram realizados dentro da empresa. Por isso, aposte em certificados digitais. Além de evitar que estes documentos sejam perdidos, a poluição ambiental é reduzida e os arquivos podem ser salvos em nuvem;
  • Personalize treinamentos: toda equipe envolve profissionais com personalidades diferentes, formas de trabalhar diferentes e habilidades diversas. Então não adianta gastar dinheiro com treinamentos que não fazem sentido para os seus colaboradores. Um treinamento sobre algum tema relacionado à tecnologia da informação não fará sentido para uma equipe de operários, por exemplo.

1. Mapeamento de necessidades

Diante do que foi exposto você já entendeu o quanto é importante fazer um levantamento para descobrir quais são as necessidades da sua equipe. Assim, você entenderá o que deve ser feito para atingir os resultados desejados.

Os gestores devem ficar atentos a isso para manter a cultura organizacional da empresa e definir as técnicas que serão utilizadas.

2. Faça um planejamento

Como você já deve saber: planejamento é tudo! Depois de levantar todas essas informações, chegou a hora do gestor escolher onde o conteúdo será ministrado, como será ministrado, quais os materiais e dias da semana em que os encontros irão acontecer. Deve-se discutir também se os treinamentos serão presenciais ou online. Tudo isso precisa ser discutido para que os resultados desejados sejam atingidos.

3. Otimize a comunicação interna

Para que os treinamentos sejam interessantes para os colaboradores é importante trabalhar a comunicação interna eficiente. Desperte neles o interesse em fazer parte dos treinamentos, e também o senso de responsabilidade com o trabalho e com a empresa. Para isso, utilize todas as ferramentas possíveis de comunicação.

4. Defina quais os melhores treinamentos para o momento

Selecione quais são os tipos de treinamento mais necessários para a sua equipe no momento. Depois de todas as informações que você já coletou até aqui, não fica difícil imaginar quais são as necessidades da sua equipe. Entende quais as fraquezas e o que pode ser melhorado. Com essa atitude você abre espaço para que os seus colaboradores se desenvolvam e cresçam junto com a empresa. Assim, todos acabam ganhando.

5. Adote uma plataforma para fazer os treinamentos

Na hora de montar um treinamento, escolha uma plataforma adequada para isso. Leve em conta o compromisso, a dedicação, a qualidade do serviço prestado e a responsabilidade com todos que participarão do treinamento, e também com a empresa. Por isso, estamos disponíveis para ajudar você nesta nova etapa dentro do seu ambiente de trabalho.

A Didaxis atua há 18 anos no mercado da tecnologia. Na nossa plataforma você conta com conteúdos online voltados para o treinamento e a gestão de pessoas. Aqui você encontra muita informação nos textos do nosso blog, expande os seus conhecimentos com os nossos e-books e ainda confere os depoimentos de quem já viveu esta imersão de aprendizado. Entre em contato com a nossa equipe e tire suas dúvidas.

Leia mais no nosso blog: Os treinamentos comportamentais como ferramenta de desenvolvimento.

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *