Como filiar o método PDCA ao setor de recursos humanos da sua empresa

PDCA

Para o mundo corporativo, foram criados diversos meios de otimizar processos dentro da empresa. O PDCA nasceu com esse mesmo objetivo e tem se mostrado uma ótima opção para se adotar.

Quando filiado ao setor de RH de uma organização, tem o poder de melhorar os processos de recrutamento e administração do setor, podendo elevar o nível da gestão de pessoas e do capital humano da empresa. Para saber como implantá-lo no setor de recursos humanos da sua empresa, continue a leitura do texto! 

 

Afinal, o que é o método PDCA?

Composto por quatro estágios, o método PDCA é a abreviação das palavras em inglês Plan (planejar), Do (fazer), Check (checar) e Act (agir). Essa metodologia é aplicada para o melhoramento contínuo de processos nas empresas. No final do ciclo, o objetivo é recomeçar o processo e identificar o que pode ser melhorado e evoluído na ação seguinte.

Além do nome de PDCA, o método também pode ser chamado de Ciclo de Deming, uma homenagem a um de seus criadores, um dos pioneiros no controle estatístico de qualidade.

No RH, o foco do PDCA é o aumento da agilidade no setor. Com ele, você poderá:

  • Identificar erros a serem corrigidos; 
  • Fará com que os gestores tomem decisões corretas e menos impulsivas; 
  • Se planejado da maneira correta, diminuirá gastos supérfluos dentro do setor;
  • Poderá avaliar os resultados depois do plano ter sido aplicado. 

O passo-a-passo do método

  • Plan: A primeira parte consiste em planejar todo o processo do plano. Há quem diga que é a mais importante, pois sem o planejamento, você não conseguirá dar continuidade no restante dos projetos de maneira satisfatória. 
  • Do: Com os itens já planejados, agora é a hora de colocá-los em execução. A comunicação é crucial nessa fase, pois todos precisam estar de acordo com as tarefas que precisam executar. 
  • Check: Com os dados fornecidos do passo anterior, será possível fazer uma checagem do que, de fato, melhorou e o que precisará ser alterado no processo. 
  • Act: Com os dados das três etapas anteriores, você poderá separar somente o que deu certo e entregar os resultados alcançados. Aqui, os erros cometidos precisam já ter sido identificados e corrigidos.

 

As vantagens e desvantagens do método PCDA

O método traz diversas vantagens para a corporação, mas para isso, ele precisa ser aplicado da maneira correta. Caso contrário, você poderá encontrar imprevistos durante a execução. 

Veja as vantagens e desvantagens: 

  • Vantagem: Ao aplicar e analisar o ciclo, você terá um relatório dos erros da empresa e dos planos de execução. Caso o ciclo seja aplicado constantemente, ficará mais fácil consertar os problemas que aparecerem pelo caminho. Afinal, a melhoria será contínua. 
  • Desvantagem: Como explicado anteriormente, o planejamento e a análise do projeto são pontos cruciais para o funcionamento desta abordagem. Se aplicadas de maneira errada, não será possível atingir o êxito esperado. 

 

Como implementar o Ciclo de Deming no seu RH

A aplicação do processo não é tão difícil, mas em poucos passos, você poderá começar o método dentro do seu RH. Para isso você precisará começar assim: 

  • Definir onde o método será aplicado: Você quer otimizar algum processo ou corrigir um problema que aparece com frequência? Para isso, faremos o planejamento. Defina as equipes e os colaboradores que cuidarão de cada processo, quais serão os prazos de entrega para projetos e tudo mais que julgar necessário.
  • Colocar todo o planejamento em prática: Siga tudo o que foi planejado, afinal, o primeiro passo foi feito exclusivamente para isso. A execução será feita pelos grupos já definidos anteriormente. Não esqueça de fornecer os materiais que deverão ser usados. 
  • Colher os dados que foram coletados durante o segundo passo: Aqui, você fará a análise de tudo que foi construído e se o processo está correndo conforme o esperado. 
  • Caso alguma parte do processo não tenha saído como o planejado anteriormente, aqui você poderá consertar os pontos que achar necessário e agir para reparar de maneira eficiente. 

Assim, em 4 passos, você terá o método PDCA fluindo para alavancar o processo desejado! 

Uma das ferramentas que poderão te ajudar durante esse processo, é a plataforma de desenvolvimento da Didaxis. Com ela, você poderá instruir seus colaboradores em todos os passos do método PDCA e colher dados que te ajudarão na análise do processo. 


Entre em contato conosco, estaremos prontos para te ajudar! 

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *