O planejamento é indispensável em qualquer coisa que nós vamos fazer na vida. Seja para a aquisição de um bem ou serviço, precisamos alinhar nossa expectativa com a realidade e, no mercado de trabalho, isso não é diferente.
É essencial que os líderes possuam o pensamento estratégico, principalmente para tomar decisões em momentos difíceis e, até mesmo, dar um novo norte para a organização. Como, por exemplo, posicionar um novo produto ou serviço da marca.
Então, continue a leitura para compreender o que é planejamento estratégico, e dez maneiras de desenvolver a habilidade nos seus colaboradores. Boa leitura!
O que é um pensamento estratégico?
Parte da arte militar é coordenar ações que são favoráveis para a resolução de um conflito ou preparar uma defesa. Na prática, isso nada mais é do que pensar em formas de alcançar o objetivo proposto, como, por exemplo, defender sua nação da guerra.
Sendo assim, o pensamento estratégico é identificar oportunidades para alcançar a meta proposta pela empresa. Em um negócio, é bastante comum que a ação seja realizada por gestores e líderes, separando os funcionários em operação (mão na massa) e pensamento estratégico (desenvolvimento de ações).
Quais problemas são causados pela falta de um pensamento estratégico?
No Brasil, o fenômeno de novas empresas chega a 700 mil por ano, segundo o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE). Mas, desse número, a cada dez organizações, seis interrompem o trabalho antes de completarem cinco anos.
Isso acontece porque a maioria das empresas são abertas sem que o empreendedor realize um plano de negócios e um planejamento estratégico para enfrentar crises e adversidades. Entre os problemas causados pela falta de pensamento estratégico, podemos citar:
- Desconhecimento das dificuldades da organização;
- Caixa no vermelho;
- Não fidelizam clientes;
- Não possuem um posicionamento definido;
- Dificuldade de crescimento.
7 maneiras de desenvolver o planejamento estratégico nos seus colaboradores
Hoje em dia, o pensamento estratégico é considerado uma soft skill, podendo ser desenvolvida em um número maior de funcionários, basta a empresa e o colaborador iniciarem a jornada de aprendizagem.
Observe o entorno
Ter uma observação ativa é importante para que você possa entender o cenário onde a sua firma está inserida e as dificuldades que ela está enfrentando e o que pode vir a encarar. Assim, é possível traçar planos para contornar os desafios.
Abandone a zona de conforto
Nada acontece na sua zona de conforto. Não seria diferente com o pensamento estratégico. É importante que você esteja disposto a sair da sua posição atual, conversar com outros empresários do setor e também com os funcionários.
Identifique perfis
Mapeia o perfil dos seus funcionários e colaboradores, assim, na hora de aplicar o pensamento estratégico em uma situação, você pode partir da necessidade de cada um. Por exemplo, o time de vendas não tem um bom desempenho, pois o líder não consegue observar identificar os erros de cada um.
Sabendo disso, você pode mapear os funcionários que possuem perfil para liderança e aqueles que podem ser inseridos em outra função.
Gerencie o tempo
Gerenciar o tempo que cada atividade demanda de você permite que você possa ser mais estratégico, por exemplo, identifiquei o problema x desenvolvi a solução x tenho Y dias para reverter o problema x resultado.
Sabendo quanto tempo você vai levar para realizar cada ação, fica mais fácil de desenvolver o plano de ação.
Escute os colaboradores
Trocar informações com os colaboradores é fundamental. A visão de várias pessoas sobre aquele problema pode trazer insights interessantes, além de auxiliar você na solução do desafio.
Pois, ninguém faz nada sozinho.
Desenvolva a criatividade
A criatividade é uma soft skill que vem ganhando espaço no mercado, isso porque ela permite que os funcionários apresentem ideias fora da caixa para resolver antigos conflitos.
Aprenda com os erros
Os erros trazem aprendizados importantes para os negócios. Muitas vezes, ações podem não ter o efeito desejado, isso não significa que ela não é boa, mas sim que para aquele conflito ela não foi a mais adequada. Com isso, você aprende com os erros e pode tentar novamente.
Conclusão
O pensamento estratégico é apenas o começo para o sucesso do seu negócio. Quanto mais você aprende sobre as técnicas e metodologias do mercado de trabalho, mais chances você tem de melhorar os serviços e produtos oferecidos pela sua empresa.
Continue acompanhando o nosso blog, nós sempre trazemos as principais tendências do universo da educação e treinamento corporativo.