Conheça 5 tipos de avaliação de desempenho para aplicar na sua empresa

avaliação de desempenho

A fim de determinar os índices de desempenho das equipes, periodicamente, o RH realiza avaliações medidoras com os colaboradores de cada setor da empresa. Isso ajuda a medir o nível de produtividade de seus funcionários. 

Essas avaliações precisam ser escolhidas com muita cautela, pois a partir delas se têm resultados que norteiam o direcionamento da equipe e onde se deve concentrar uma melhor capacitação dos funcionários. 

 

Mas afinal, o que são avaliações de desempenho?

Ferramenta importante para a empresa, a avaliação de desempenho visa entender a performance do colaborador naquele estágio da companhia. 

Um trabalho realizado em conjunto entre RH e os gestores, as avaliações são escolhidas de forma minuciosa para cada setor da empresa. Assim, pode-se medir com precisão cada funcionário e onde é necessário aplicar treinamentos de upskilling, e em alguns casos, a descoberta de talentos para um reskilling.

Essas avaliações devem ser aplicadas a cada ano, ou em um tempo estabelecido pelo RH, para que não haja nenhuma estagnação na empresa e ela sempre possa buscar um avanço entre as expertises dos colaboradores.

 

Tipos de avaliação para aplicar dentro da empresa: 

Existem diversas avaliações que podem ser aplicadas na empresa, separamos 5 que são extremamente úteis para todas as organizações, sendo elas: 

  • Autoavaliação: Nesse tipo de avaliação, o próprio funcionário faz uma leitura sobre si mesmo como parte da empresa, classificando os pontos fortes e fracos que tem enquanto trabalhador da organização. Essa avaliação exige muita maturidade, pois não é fácil reconhecer seus próprios erros. 

No final da avaliação, com a ajuda do gestor, ele pode avaliar como melhorar esses pontos destacados. 

  • Avaliação da equipe: Avaliar cada funcionário de forma individual é importante, mas avaliar o funcionamento da equipe como um todo é a melhor maneira de fazer a engrenagem funcionar. 

Se deseja atingir ótimas metas e melhorar a comunicação interna das suas equipes, é fundamental que faça avaliações da equipe. Assim, poderá fazer ajustes de otimização e alinhamento.

 

  • Avaliação pelo supervisor imediato: O método mais tradicional das avaliações. Essa avaliação é feita pelo gestor direto do colaborador, aquele delega tarefas diretamente ao funcionário e está com ele diariamente. O RH atua junto com o supervisor para fazer essa avaliação.
  • Avaliação 360º graus: A avaliação mais atual criada, e também, a mais útil para se usar. Nesse caso, o método implica em avaliar o colaborador e todos aqueles que interagem com ele diariamente, supervisores, colegas de equipe e até mesmo clientes. Assim, se tem uma visão mais completa e menos artificial do trabalhador. 
  • Avaliação do líder: Agora, quem passará por uma avaliação será o gestor da equipe. Essa avaliação é feita com os colaboradores, para que teçam críticas construtivas sobre seus líderes. Quando um líder vai mal, afeta as metas daqueles que são supervisionados por ele, é mais do que importante que os feedbacks o ajudem a melhorar isso e manter a equipe sempre motivada.

Em todos os casos, a cultura do feedback é mais do que apreciada. É de extrema importância que todos estejam dispostos a melhorar por um bem maior. Ao aplicar os feedbacks, não seja ríspido, apenas firme. O trabalhador irá entender que não se trata de uma crítica, mas sim de uma correção e uma oportunidade de ajuda para evoluir seu desempenho. 

 

Como implementar estas estratégias no dia a dia organizacional de forma eficiente e benéfica na sua empresa

O mais importante para uma boa aplicação dos planos de avaliação, é entender quais se adequam mais para sua empresa. Pode ser que alguns não tenham tanto sentido ou propósito para a área que deseja atingir. Após isso, fica como dever do RH começar os trabalhos de organização e aplicação das avaliações, mantendo sempre um contato direto com os gestores das determinadas equipes para um melhor encaminhamento. 

Ao final das avaliações escolhidas, basta verificar quais trouxeram mais frutos para a gestão e começar os trabalhos de otimização individual e da equipe. 

E aí, identificou alguma avaliação para uso na sua organização? Esperamos que as sugestões e dicas possam te ajudar a maximizar seus resultados e sua produtividade!

No blog da Didaxis você encontrará mais artigos como esse, com o intuito de alavancar sua empresa! 

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *