Como escolher uma plataforma LMS sem medo de errar (3 pontos importantes antes de escolher uma)

Como escolher uma plataforma LMS sem medo de errar

Muitos empresários já entendem a necessidade de se oferecer treinamentos para os seus colaboradores, bem como a importância de investir em ferramentas que auxiliem no processo de aprendizagem. Afinal, isso traz mais engajamento, diminui os custos e, consequentemente, otimiza os resultados. Uma dessas ferramentas é a plataforma LMS. 

Mas, como escolher a melhor opção, uma vez que são muitas as opções oferecidas pelo mercado? Bom, no post de hoje, te ajudaremos a identificar alguns pontos essenciais para uma tomada de decisão assertiva.

Qual a sua importância?

A plataforma LMS (Learning Management System – Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem) é uma importante ferramenta de suporte. Isso porque, dentro do processo de ensino e aprendizagem, ela é capaz de ajudar no planejamento eficaz e na escolha da melhor estratégia para a educação organizacional.

Por meio do LMS é possível armazenar conteúdos, replicando-os para colaboradores e estudantes em geral, o que o torna essencial em toda a jornada do conhecimento, do início ao fim. Mas, como é possível que haja dúvidas quanto à melhor escolha, veja quais são as nossas dicas.

Como escolher um LMS que atenda às suas necessidades?

Antes de tudo, é preciso saber que existem vários tipos de plataforma LMS, sendo que cada um traz algo diferenciado para o negócio. Partindo desse princípio, é que se conseguirá aplicar dentro dos pontos da escolha assertiva.

  • LMS instalado – Hospeda-se no servidor da empresa, precisando da instalação dos programas nos dispositivos;
  • LMS web – Está disponível online, bastando ter acesso à Internet para utilizar. Ademais, o armazenamento de informações se dá através da nuvem;
  • LMS hospedado – Software dentro de um domínio, onde a empresa possui o controle das especificações do servidor. Assim, ela também precisa se responsabilizar pela segurança e atualização do sistema;
  • LMS com o Código Aberto – Quem utiliza pode modificar a plataforma, personalizando-a conforme suas necessidades;
  • LMS em SAAS – Quem fornece a plataforma se responsabiliza pela segurança e atualização, deixando a empresa por conta apenas da metodologia e conteúdos. Contudo, é preciso o auxílio de um profissional na área de TI;
  • LMS com Código Fechado – Nesta ferramenta é possível personalizar, mas sem muitas opções, desobrigando a ajuda profissional, uma vez que as alterações não são tão técnicas. 

Tendo essas variações em mente, as estratégias de escolha podem se basear em:

Saber quais são as necessidades e possibilidades da empresa

Qual é a sua necessidade dentro do que a plataforma pode oferecer? Essa é a pergunta de ouro na hora da escolha. Entender o perfil de cada colaborador é importante para identificar a metodologia mais assertiva para o negócio. 

Entender os principais recursos

O que você espera da plataforma LMS? A escolha do sistema de gestão da aprendizagem precisa se basear nos recursos indispensáveis para a organização. Além disso, é importante verificar também as ferramentas que são desejáveis. Assim, é possível unir necessidade com o orçamento disponível.

Segurança e reputação da empresa 

Como há uma gama de fornecedores disponíveis, um dos passos essenciais na hora da escolha é a  reputação, a experiência, bem como o tempo de mercado. Assim, faça uma busca nas facilidades oferecidas, nos clientes, e filtre dentro das melhores opções.

Além disso, fique atento à segurança, já que os conteúdos devem ser vistos e reproduzidos no ambiente proposto para a equipe, e apenas lá. Por conta disso é importante se atentar aos requisitos oferecidos em termos de segurança para evitar compartilhamentos indevidos, roubo de dados, etc.

Plataforma LMS da Didaxis

O aprendizado dos colaboradores é uma peça-chave para o crescimento de uma empresa. É por conta disso que investir em treinamentos sempre que necessário, tornou-se algo essencial atualmente. Utilizar uma plataforma LMS moderna e eficiente, como a da Didaxis, pode te ajudar a ter um time de sucesso.

Com o auxílio de uma boa plataforma, a organização terá à disposição recursos personalizados e ferramentas que incentivarão a participação dos seus colaboradores. Dessa forma, será possível se certificar de que todos estejam realmente engajados,  proporcionando excelentes resultados.

Nossa empresa é especializada em tecnologia e-learning, e pode oferecer uma plataforma completa para a área de gestão e treinamento de pessoas. Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Entre em contato para começar sua experiência com uma plataforma LMS.

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *