Saber como planejar uma trilha de aprendizagem é indispensável para oferecer um caminho próspero para quem a utiliza. Ou seja, com ela é possível evoluir e dominar um assunto ou programa, que pode ou não estar envolvido com o seu trabalho ou então com a sua faculdade.
É possível dizer, que ela é apenas um tipo de sequência de atividades de capacitação que pode envolver mais de um assunto ou segmento em um único processo, prezando pela otimização do tempo das pessoas envolvidas.
O principal objetivo deste tipo de estratégia é combinar as necessidades que uma empresa possui com os objetivos dos seus funcionários. Dessa maneira, cria-se um sistema que traz mais autonomia em determinado campo de desenvolvimento, em que a pessoa demonstre algum tipo de dificuldade ou que ainda esteja em fase de crescimento.
Quer saber como você pode planejar uma trilha de aprendizagem para o seu negócio? Então continue nos acompanhando neste post.
Como criar a sua própria trilha de aprendizagem?
Agora que você já sabe o que é o conceito, chega o momento de aprender como planejar uma trilha de aprendizagem de uma maneira correta e eficaz. Confira o passo a passo:
Avalie o perfil dos seus colaboradores
Os seus colaboradores serão as pessoas que farão parte do processo de aprendizagem e, por conta disso, eles devem ser a sua base para iniciar a criação do projeto.
Então, faça um estudo de todas as necessidades que a empresa e os funcionários possuem e avalie o perfil das pessoas que estarão envolvidas para que possa planejar uma trilha de aprendizagem mais segmentada para o seu caso.
Conheça cada uma das competências dessas pessoas e explore quais são os seus níveis de conhecimento em determinados campos.
Identifique as necessidades
A partir disso, você poderá identificar quais são os pontos que precisam de atenção e as necessidades que os seus funcionários possuem.
Essa avaliação deve ser criteriosa, pois é com ela que você começará a planejar uma trilha de aprendizagem, pela qual seus colaboradores deverão passar.
Então, se possível, faça reuniões e atividades que possam avaliar os pontos fortes e fracos das pessoas que trabalham com você, para que você consiga conciliar essas lacunas com as necessidades da empresa.
Defina quais são os seus objetivos
O seu próximo passo é definir quais serão os objetivos que você e sua empresa gostariam de alcançar com a nova trilha de aprendizagem.
É a partir deles que você deverá iniciar o seu planejamento e o caminho que os seus funcionários deverão seguir para chegar até eles.
Crie os temas e as atividades envolvidas
Com todas as informações anteriores coletadas, você já poderá dar continuidade ao planejamento da sua trilha de aprendizagem e definir quais serão os temas e as atividades envolvidas.
Para isso, aborde diferentes conteúdos e níveis, sempre prezando pela qualidade e não quantidade. Busque alternativas mais criativas e conte com a ajuda da tecnologia para desenvolver atividades que sejam mais dinâmicas e que atraiam a atenção dessas pessoas.
Hoje em dia, existem vários recursos que podem te auxiliar nesta criação, como: livros, áudios, jogos e vídeos.
O ideal é desenvolver um conteúdo que prenda a atenção das pessoas que estão estudando e que, dessa maneira, traga os resultados esperados.
Execute os processos e monitore os resultados
Agora que você já definiu tudo o que será necessário para sua trilha de aprendizagem, já pode colocar tudo isso em prática.
No entanto, é preciso ter em mente que, mesmo com todo o planejamento feito, é indispensável monitorar os resultados e a evolução dos funcionários enquanto eles ainda estão em processo de desenvolvimento. Isso te mostrará se existe ou não eficiência no método abordado na trilha.
Se você deseja saber mais sobre como planejar uma trilha de aprendizagem e receber o acompanhamento de profissionais desta área, conte a Didaxis.
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