Alavanque o seu negócio aplicando a gestão estratégica

Alavanque o seu negócio aplicando a gestão estratégica

Ao contrário do que muitos pensam, a gestão estratégica não é aplicada por todas as empresas. É mais comum do que imaginamos, negócios que operam sem um objetivo predeterminado, metas estipuladas ou até mesmo sem um plano de ação.

A gestão estratégica é capaz de proporcionar diversos benefícios através de ações que viabilizem melhores decisões e orientem as práticas de todos os segmentos da empresa. Isso porque, por se tratar de um mecanismo estratégico, ocorre uma conexão entre fatores internos e externos, como é o caso do ramo de atuação da empresa e o cenário socioeconômico e político das regiões onde estão fixadas as filiais da organização.

Mas como funciona a gestão estratégica e quais os benefícios de aplicá-la no seu negócio? No post de hoje, responderemos essas e mais perguntas sobre o tema. Boa leitura! 

Como funciona esse mecanismo estratégico?

A gestão estratégica vai cumprir seu papel na administração e condução do negócio, através de mecanismos que permeiam toda a estrutura da organização. Ela deve estabelecer metas e objetivos claros e, depois, aplicar técnicas de otimização em todos os segmentos da empresa.

Como consequência, os objetivos ficam mais alcançáveis, as metas mais fáceis de serem batidas e os resultados potencializados. Ou seja, aumenta muito a competitividade desta empresa!

As melhores práticas de gestão estratégica consideram informações como a concorrência no ramo em questão, recursos financeiros e humanos, além de possíveis ameaças e oportunidades.

Vale mencionar que a gestão estratégica pode, e deve, ser aplicada tanto em grandes empresas quanto em médios e pequenos negócios, colaborando para impulsionar seu crescimento e sua competitividade no mercado.

O que difere o planejamento estratégico da gestão estratégica?

Apesar de ser motivo de confusão para algumas pessoas, esses dois conceitos são bem simples. Enquanto no planejamento estratégico a empresa estabelece as ideias e o plano de ação para cumprir seus objetivos, a gestão estratégica vai ser responsável por implementar o que foi planejado e analisar os resultados.

Portanto, trata-se de duas etapas indissociáveis, com um único objetivo em comum: alavancar o seu negócio!

Quais são as suas vantagens?

São muitas, acredite! Mas separamos para você algumas das vantagens de se aplicar uma gestão estratégica na sua empresa:

  • Há um aumento na eficiência operacional, uma vez que a gestão estratégica vai mapear e alinhar as atividades funcionais da empresa para que ela alcance seus objetivos;
  • Por permear todas as áreas de uma empresa, um modelo de gestão estratégica faz com que um senso de unidade seja instaurado no ambiente de trabalho, e com isso, ela funcione melhor com todos os departamentos em sintonia;
  • A gestão estratégica melhora a comunicação da equipe, pois todos os profissionais estarão envolvidos com a evolução do negócio constantemente;
  • Há a possibilidade de antecipar certos cenários negativos antes que eles se concretizem e, com isso, tomar as medidas certas para evitá-los;
  • Por meio do planejamento e gestão estratégica, a empresa consegue definir uma direção que deve seguir, e assim, estabelecer objetivos mais reais, além de metas que estejam de acordo com sua visão e missão.

Quando colocar em prática a gestão estratégica?

Pois bem, até aqui deu para entender como funciona a gestão estratégica, qual a diferença dela para o planejamento estratégico e quais são alguns dos muitos benefícios da sua aplicação. Mas quando saber que a empresa está precisando adotar esse tipo de gestão?

A resposta para essa pergunta é: não existe uma regra exata quanto à adoção da gestão estratégica. Isso porque, mesmo quando não existem problemas aparentes, uma boa estratégia pode ser capaz de maximizar os seus resultados.

Apesar de não existir regras específicas para sua aplicação, você pode detectar alguns problemas decorrentes da ausência da gestão estratégica, como por exemplo, o baixo engajamento de uma equipe ou a diminuição da sua produtividade. Em ambos os casos, realizar uma avaliação estratégica e um plano de ação são essenciais para resolver tais problemas.

Com isso, se você pretende implementar uma gestão estratégica no seu negócio, nós da Didaxis te convidamos a conhecer a nossa plataforma e também nosso Blog para aprender mais sobre esse e outros assuntos e alavancar o seu negócio!

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *