Como utilizar a gamificação com estabilidade no treinamento da empresa

Como utilizar a gamificação com estabilidade no treinamento da empresa

O treinamento é essencial para toda empresa, mas não é uma questão simples para os funcionários absorver o conhecimento e colocá-lo em prática. O engajamento também é outro desafio chave a ser vencido e a adoção da gamificação pode ser uma maneira surpreendente de tornar esta tática mais envolvente e eficiente, fazendo com que os funcionários estejam mais preparados e motivados para alcançar resultados superiores para a empresa.

O que é gamificação?

A gamificação é uma metodologia que utiliza técnicas e princípios do mundo dos jogos para tornar uma atividade mais desafiadora e envolvente, oferecendo aos concorrentes recompensas por cada obstáculo superado.

É um plano criativo que utiliza recursos comuns aos jogos em ambientes que não estão limitados ao entretenimento. Características como narrativa, pontuação e categorização são usadas para motivar os indivíduos a fazer certas atividades ou modificar certos comportamentos. O objetivo principal desta tática é envolver os indivíduos, incentivando a resolução de problemas de forma mais dinâmica e divertida, motivando ocupações e comportamentos e encorajando o aprendizado.

Como funciona a gamificação nos negócios?

Afinal, a gamificação pode ser utilizada no ambiente corporativo para satisfazer diferentes necessidades, incluindo treinamentos destinados ao desenvolvimento de indivíduos.

O treinamento e desenvolvimento de indivíduos é uma das áreas que mais tem se beneficiado com o uso da gamificação. Isto porque os especialistas se tornaram agentes ativos no processo de aprendizagem, alcançando as metas buscadas pela empresa  tentando encontrar as recompensas oferecidas.

Para gerar os efeitos desejados, a gamificação deve ser conhecida de forma positiva pelos funcionários. Não estamos falando da mera aplicação de um grupo de técnicas, mas de uma metodologia capaz de mudar a cultura de treinamento da organização, tornando-a mais didática e interessante. Portanto, estudos, pesquisas e feedbacks devem ser constantemente desenvolvidos na funcionalidade das necessidades de cada organização.

 

Quais são os resultados positivos da adoção da gamificação?

A gamificação tornou-se um sucesso graças à diversidade de benefícios observados com a sua aplicação. Particularmente no ambiente de negócios, vários dos principais são:

  • Ela responde às necessidades modernas: graças à enorme proporção de estímulos nas mais diversas situações, é comum que as pessoas se distraiam facilmente. A gamificação faz com que a educação seja atraente e instigante para engajar as partes interessadas.
  • Incentivar a competição saudável: o homem é naturalmente estimulado pela competição. Desde que seja saudável e estimulante, pode ajudar a organização e o próprio funcionário, que pode mudar a partir dela. Como a gamificação motiva os concorrentes a alcançar seus pontos de referência e superar desafios cada vez maiores, todos avançam juntos em busca da melhor versão de si mesmos.
  • A produtividade é aumentada: as funcionalidades lúdicas tornam o aprendizado mais interessante e divertido. Desta forma, o processo tem uma enorme capacidade para fomentar o engajamento, a curiosidade, o relacionamento e a participação entre os concorrentes.
  • Ela permite a avaliação do desempenho: a gamificação também permite acompanhar a evolução do funcionário, visualizando seu aumento através dos níveis de desenvolvimento. Com isso, a organização pode usar indicadores-chave de desempenho e o RH pode usar esses dados para orientar a tomada de decisões.

Avaliação

Cada tática deve ser avaliada repetidamente para rever sua eficácia. Por essa razão, é essencial acompanhar o desempenho dos funcionários e ter métricas concretas para ver se a gamificação está produzindo os resultados desejados e o que pode ser feito para melhorar a metodologia.

Um dos espaços beneficiados por esta probabilidade é o treinamento de especialistas. Com a gamificação, o treinamento on-line pode ser feito para ser mais interessante e assertivo, transmitindo informações aos alunos de forma lúdica e envolvente. Como sua organização tem considerado a gamificação? Aproveite a oportunidade para continuar lendo sobre o assunto e entender de uma vez por todas como exercer este procedimento em sua empresa. Acesse a Didaxis e saiba tudo sobre o assunto!

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *