Use a Universidade Corporativa como diferencial competitivo!

Use a Universidade Corporativa como diferencial competitivo!

A universidade corporativa tem permitido que as empresas desempenhem um papel importante no processo de aprendizado dos funcionários, implementando junto ao conhecimento técnico, valores e propósitos da companhia. Podemos dizer que estão criando funcionários sob medida, que elevam o valor da organização não só ao nível intelectual e de qualidade, mas também de lucratividade. 

Estima-se que os bancos brasileiros investem mais de R$ 1 bilhão em universidades corporativas, os dados são da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Afinal, o que os bancos encontraram na ferramenta? Continue lendo para saber mais! 

A evolução da universidade corporativa 

Você já teve curiosidade de saber como surgiu a universidade corporativa? Com a chegada da tecnologia, a ferramenta se modificou e ganhou novos recursos que permitem não só o desenvolvimento pessoal do funcionário, mas também da organização. 

Segundo o estudo  de Denilson Mota, publicado no portal da ABED (Associação Brasileira de Ensino a Distância), a primeira empresa que teve esse modelo de ensino foi a General Motors, em 1927, ainda que o termo não tenha sido criado naquele ano, enxergamos que eles já trabalhavam com um método de aprendizagem a partir de treinamento. 

Seguindo a GM, a Disney e General Eletrics também implementaram o modelo. Somente em 1955, a General Eletric teve reconhecimento como primeira universidade corporativa. Mas, no Brasil, o sistema só passou a ser conhecido na década de 1990. 

Hoje, as empresas que desenvolvem Universidades Corporativas pretendem desenvolver Soft e Hard Skills, pois sabem que inteligência emocional e gestão de tempo, soft skills são tão importantes quanto o conhecimento operacional.

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Como usar a universidade corporativa como diferencial competitivo? 

Segundo a UNESCO, o Brasil não enxerga a educação como um instrumento de qualificação de vida. Ao terem os dados relevados, a coordenadora de educação da Unesco no país, Rebeca Otero, afirmou: “No Brasil, vemos mais uma educação focada em determinados conteúdos e os currículos pautados apenas pelos livros didáticos. 

Não se vê a educação como esse instrumento de qualificação da vida das pessoas”. Quando a educação é interpretada dessa forma, os colaboradores não veem potencial de transformarem suas carreiras e se desenvolverem como pessoas. 

É por isso que a plataforma da universidade corporativa é tão importante, ela vem para reforçar o aprendizado contínuo e como ele é capaz de mudar a realidade dos funcionários de toda a empresa, da base operacional à diretoria. Podemos listar os seguintes diferenciais competitivos:

Desenvolvimento de Líderes 

Os líderes desempenham o papel mais importante nas empresas, eles não só são responsáveis por verificar o andamento do trabalho, mas são capazes de motivar, identificar talentos e fazer o meio de campo entre o posicionamento estratégico e a ação. 

Por isso, é importante investir no treinamento dos colaboradores que estão em posição de destaque, são eles que conduzem o time em direção ao objetivo e recriam estratégias ao longo do caminho. Ter conteúdos e materiais direcionados para os gestores vai fazer com que a empresa tenha um funcionário mais preparado para suas atribuições. 

Aumento da produtividade

Os funcionários que têm domínio de suas tarefas com facilidade e têm acesso à informação e conteúdos diferentes, conseguem lidar com um número maior de problemas e resolver de forma mais rápida e fácil, sem trazer prejuízos para a companhia. Outro ponto, a satisfação no trabalho vai proporcionar um aumento da produtividade. 

Quando falamos da universidade corporativa como diferencial, precisamos entender que o processo de planejamento, mapeamento dos problemas e oferecimento da plataforma para os colaboradores, contribui de forma ativa na experiência do usuário e criam o ambiente perfeito para o conhecimento e a inovação.

Criação do conhecimento + Inovação contínua 

Por fim, os professores Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuchi criadores da espiral do conhecimento, também conhecido como SECI, uma das teorias da gestão do conhecimento mais aceitas, defendem que o método para as empresas terem diferencial competitivo está em criar conhecimento e inovar sempre. Dessa forma, a organização conquista um diferencial em relação aos seus concorrentes. 

Antes de finalizarmos, é importante destacar que uma universidade corporativa deve desenvolver cursos e programas de acordo com cada nível hierárquico dos colaboradores e que possibilitem que as habilidades necessárias sejam criadas ou aperfeiçoadas para que desempenhem suas funções. 

Continue acompanhando nosso blog, aqui você encontra dicas de como melhorar a educação corporativa da sua empresa.

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