O departamento de Recursos Humanos tem exercido um papel cada vez mais estratégico nas organizações. Com isso, a necessidade de formar um time competente e reter bons funcionários se torna fundamental.
Pensando nisso, surgiu a LNT, ou seja, Levantamento de Necessidades de Treinamento, onde acontece o mapeamento das dificuldades dos colaboradores e o alinhamento com as metas da empresa. Você sabe como realizar este levantamento? Se a resposta for não, listamos um método fácil e preciso para te ajudar.
Continue a leitura para saber mais!
Importância da análise de necessidade?
Os Recursos Humanos chegaram na era 4.0, assim como a indústria 4.0, com estratégias voltadas para a otimização de pessoas e processos. A mudança de mentalidade visa contribuir para um setor mais ativo em todas as atividades da empresa, por exemplo, auxiliar para que os funcionários alcancem as metas, estejam satisfeitos e entendam quando e para quem oferecer os treinamentos.
Ela se torna essencial para empresas que desejam se destacar diante dos concorrentes, utilizando o treinamento e o desenvolvimento de pessoas como mola propulsora para melhorar a qualidade organizacional.
Basicamente, a análise de necessidade é importante para aumentar a eficiência da produtividade, pois é possível a partir do momento que entendemos as carências do nosso time e também da própria empresa.
Como realizar um levantamento na minha empresa?
Anteriormente, você viu sobre a importância da análise de necessidade e como ela auxilia as organizações a traçarem um plano para sanar os problemas encontrados.
Listamos cinco tópicos para você iniciar o seu levantamento de necessidade de treinamento:
1 – Avaliação de Desempenho
Um costume que se perdeu com o tempo, foi a avaliação de desempenho, elas são ótimas para entender qual o nível teórico e prático que cada colaborador possui. Deste modo, o RH consegue mapear os desafios e implementar treinamentos que visem solucionar aquele desafio.
2 – Q&A
Questions and Answers nada mais são do que um compilado de perguntas e respostas para levantar informações sobre os funcionários. Por exemplo: mapear o número de funcionários homens e mulheres, descobrir a média de idade, descobrir perfis de líderes, além de pedir que os próprios funcionários indiquem o que querem aprender.
Diferente da avaliação de desempenho, o Q&A tem como objetivo principal colher as informações para identificar oportunidades de necessidade de treinamento.
3 – Análise de Dados
Analisar os dados corretamente faz toda a diferença no levantamento da necessidade de treinamento, por isso, é importante levantar alguns dados para entender a saúde da empresa.
Os dados mais importantes são: atrasos, o não comprimento de metas, alta rotatividade de funcionários (em toda a empresa e por setor), produtividade, reclamações de funcionários e clientes.
Ao levantar os dados se notar que a organização está somente com falta de produtividade, por exemplo, será necessário um treinamento para solucionar isso. Além de investir em atividades ou até mesmo bonificações que resultem no aumento da produção.
4 – Entrevista de Saída
Nenhuma empresa contrata um colaborador focando em sua demissão. Por isso, é importante entender o que o levou a tomar essa decisão ou ainda quais foram os argumentos que a empresa considerou.
Conversar com o funcionário pode ajudá-lo a preencher as lacunas, afinal como ele não faz mais parte do corpo vai se expressar claramente. Esta última conversa pode entregar informações valiosas.
5 – Entrevista com Líderes
É esperado que os líderes conheçam bem o seu time, supervisores, coordenadores e gerentes estão no dia a dia dos colaboradores, conhecem sua rotina, a forma de trabalhar, as dificuldades e acertos de cada um.
O RH deve perguntar sobre o desempenho, evolução, resultados obtidos ao longo dos últimos trimestres ou semestres, produtividade e demais informações que possam ser relevantes.
Sendo assim, conseguem dar um parecer pessoal de cada um, o que pode facilitar na hora de estabelecer o treinamento, ou ainda, durante uma promoção.
Os benefícios principais após adotar essa prática são:
- Qualificação dos funcionários;
- Redução de Custos;
- Valorização da mão de obra;
- Maior competitividade de negócio.
Obviamente, os benefícios não aparecem de um dia para o outro. Por isso, é importante que você mantenha a constância ao realizar as ações e stakeholders parceiros para te ajudar a desenvolver cada fase do levantamento.
Os diagnósticos são importantíssimos para levantar as necessidades de um treinamento. Conte com a equipe da Didaxis para facilitar esse processo e muitos outros na educação corporativa da sua empresa.
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