Como usar as trilhas de aprendizagem para desenvolver competências estratégicas na empresa?

A educação corporativa encontrou nas trilhas de aprendizagem uma maneira dinâmica e atrativa para desenvolver competências de forma estratégica aos colaboradores.

O sucesso da ferramenta se dá pela versatilidade, afinal é possível usar videoaulas, webinars, gamificação, seminários e entre outros métodos para melhorar a qualidade do conteúdo e a experiência das pessoas.

Investir em treinamentos é uma realidade de muitas empresas brasileiras. As trilhas de aprendizagem na educação corporativa, visam alinhar as expectativas dos gestores com a real necessidade dos funcionários, pois teoria e a prática andam lado a lado.

Neste artigo vamos conversar sobre a importância dessa ferramenta e também como planejar uma trilha de aprendizagem de sucesso com apenas cinco passos. Continue a leitura para saber mais!

Como as trilhas de aprendizagem na educação corporativa ajudam a desenvolver competências?

As trilhas de aprendizagem usam processos sistêmicos para compartilhar o conteúdo com os colaboradores conforme suas dificuldades, ou seja, a metodologia se adapta às necessidades do usuário, o que faz a aplicação do treinamento ou avaliação mais eficiente. O que garante que cada funcionário receba o conteúdo conforme o seu desenvolvimento, pois une ações práticas junto a teoria.

É simples, existem dois modelos que podem ser usados pelos gestores na hora de utilizar a metodologia, são linear e agrupados.

Modelo Linear: o ensino de forma tradicional, apresentando o conteúdo em uma ordem sequencial específica em que o funcionário precisa cumprir cada etapa com aproveitamento máximo para seguir com o processo.

Modelo Agrupado: a principal diferença é que não existe uma sequência estabelecida, mas nem por isso este modelo é menos recomendado, isso porque os colaboradores são ativos em seu ensino. Com base em suas necessidades, escolhem os conteúdos de interesse e a sequência na qual vão estudar.

Entre os principais benefícios nesses modelos de trilhas de aprendizagem estão:

  • Maior engajamento;
  • Autonomia;
  • Produtividade;
  • Melhor assimilação do conteúdo;
  • Retorno do investimento.

Os estímulos variados auxiliam neste processo de retenção do conhecimento e produtividade nas trilhas de aprendizagem corporativa. A partir do contato com o treinamento, o colaborador torna-se protagonista de seu aprendizado.

5 passos para planejar uma trilha de aprendizagem de sucesso 

Trilhar o caminho da aprendizagem corporativa deve ser uma tarefa prazerosa para os colaboradores. Eles vão se sentir mais motivados e engajados, com isso, o treinamento terá melhores resultados.

Listamos 5 passos para planejar uma trilha de aprendizagem de sucesso.

  1. Conheça o seu público

Ao realizar o planejamento da empresa, o gestor precisa ter em mente duas coisas, a primeira é o problema que está sendo enfrentado e a segunda é como ele vai ser resolvido. Ou seja, como a trilha de aprendizagem corporativa pode ajudá-lo a resolver este empecilho.

Ambas as perguntas podem ser respondidas, a partir do perfil do público alvo, ou seja, com a participação dos colaboradores através de enquetes e bate-papo, deste modo, é mais fácil rastrear as dificuldades da maioria e montar um plano de ação.

  1. Observe as habilidades

Costumamos misturar habilidades teóricas e práticas, porém, cada pessoa tem facilidade para desempenhar uma função. Por isso é importante separá-las durante a aprendizagem, algumas habilidades cognitivas devem ser avaliadas, como, por exemplo: resolução de problemas, tomada de decisão, lógica, atenção, memória e linguagem não podem ser negligenciadas.

Essas características podem ser decisivas para algumas posições, principalmente a liderança.

  1. Utilize a gamificação

A gamificação se tornou uma das ferramentas mais importantes na hora de treinar os funcionários. O ambiente de aprendizagem on-line permite que as habilidades sejam analisadas com base em números, afinal, os jogos utilizados vão analisar a performance do jogador em cada requisito pedido.

Os jogos são excelentes, pois mantém a concentração e o foco do participante na atividade proposta, é o que chamamos aprendizado em movimento.

  1. Defina os níveis

É importante estruturar o treinamento com base em níveis, como: fácil, intermediário e avançado.

Deste modo, o conhecimento pode ser melhor aproveitado pelos colaboradores, pois vão estar em contato com as informações mais úteis para ele. Imagine colocar um colaborador que tem mais conhecimento em um nível fácil porque o planejamento não foi realizado da forma correta, sabe o que aconteceria?

O funcionário ficaria frustrado e a empresa não teria retorno do investimento. Entender os outros quatro passos é importante para não desperdiçar os recursos, intelectuais e financeiros.

  1. Métricas de desempenho

Um passo que não pode ficar de fora de qualquer planejamento são as métricas de desempenho, afinal, elas permitem o diagnóstico preciso do empreendimento. Com elas, conseguimos visualizar se o treinamento foi bem-sucedido, os erros e os acertos mais frequentes.

Outro motivo para medir o resultado dos seus treinamentos é que os colaboradores se sentem mais engajados quando sabem que serão avaliados ao final do processo, acredite as métricas são boas para os dois lados.

Consequentemente, os funcionários descobrem o que tem que melhorar e a empresa naquilo que precisa de investimento.

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Para garantir uma trilha de aprendizagem eficiente, dinâmica, divertida e objetiva, fale com a nossa equipe comercial, vamos adorar te ajudar neste processo!

 

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