A gamificação tornou-se mais popular a partir de 2010, quando Jane McGonigal, referência na área de designer de jogos, conversou sobre o poder de jogarmos por um mundo melhor, ou seja, com objetivo de aprendermos hábitos e valores dos super-heróis para mudar o mundo real, principalmente, os problemas no mundo corporativo.
Desde então, as empresas investem em jogos e atividades tecnológicas para democratizar a aprendizagem institucional e proporcionar a competição saudável, persistência, participação voluntária, proatividade e praticidade, já é realidade nas empresas por meio da gamificação.
Temos 4 contextos diferentes nos quais você pode levar os jogos para o ambiente de trabalho, continue a leitura para saber mais!
1 – Recrutamento e Seleção
Os processos seletivos estão cada vez mais dinâmicos, contudo, é importante que eles sejam precisos e a gamificação oferece eficiência e transparência para o setor de Recursos Humanos.
Com atividades imersivas, o recrutador consegue identificar habilidades além daquelas inseridas no currículo ou comprovadas em certificados.
O game torna-se inerrante, pois avalia de maneira lógica e sistêmica os resultados conquistados pelo participante da vaga. Como, por exemplo, em: apresentações criativas, teste de habilidades, experiência exigida para a função e entre outros aspectos.
2- Treinamentos
Gamificar também é uma tendência na conquista de novas competências e na manutenção de qualificações que os funcionários precisam ter para manter-se ou conquistar um cargo. Os jogos usam uma narrativa baseada em motivação, competitividade e desafio para garantir que os colaboradores vão adquirir e internalizar os aprendizados.
Nos treinamentos, os jogos funcionam como um auxiliar para resolver um problema, pois a gamificação corporativa envolve a psicologia e a tecnologia, de acordo com o especialista Gabe Zichermann é o que faz a estratégia ser diferente de ensinos com base em vídeo-aulas ou palestras.
3- Fortalecer a Cultura Organizacional
A falta de perspectiva a respeito dos valores da empresa é um dos motivos que fazem os funcionários perderem o interesse no trabalho, optando pela demissão ou reduzindo sua produtividade.
Para usar a gamificação na cultura organizacional basta criar um storytelling, ou seja, contar uma história dentro do jogo com as regras, padrões, conquistas e o que mais achar necessário para transmitir o conhecimento para o colaborador.
4- Lançamentos de produtos ou serviços
Ao invés de lançar um produto ou serviço somente nos meios convencionais, que tal produzir um jogo para que os consumidores consigam testar antes de comprar?
Essa iniciativa está focada na experiência do comprador, em ensiná-lo a utilizar, os benefícios, os diferenciais e mais. A gamification, neste caso, busca tornar vivência mais pessoal e divertida.
Como aplicar a gamificação na sua empresa?
A equipe responsável pela aplicação da gamificação corporativa precisa identificar o problema que pretende solucionar ao usar o game, existem jogos que estimulam o engajamento, comprometimento, enquanto outros são voltados para a resolução de problemas, aumento de vendas e treinamento.
Assim como no videogame comum, os participantes precisam desenvolver estratégias junto aos seus líderes para cumprir a missão e manterem-se bem no ranking.
Essas etapas iniciais ajudam o coordenador responsável a distinguir quem é a persona, os anseios, os desafios e as expectativas que os colaboradores daquele departamento possuem.
Depois, é o momento de contratar um parceiro experiente nesta solução ele terá o papel fundamental de colocar em prática suas ideias e acompanhar os resultados.
Ao fim do processo, os participantes podem ser recompensados, como resultado eles vão se sentir mais motivados e é nessa hora que a avaliação dos resultados deve ser feita e compartilhada com a equipe.
De maneira resumida para aplicar a gamificação os passos são:
- Diagnosticar o problema;
- Criar uma estratégia com a liderança;
- Contratar o parceiro certo;
- Executar a estratégia;
- Recompensar os funcionários;
- Avaliar os resultados.
Ainda está em dúvida? Sabia que 82% dos brasileiros com idade entre 13 e 59 anos tem como passatempo os jogos, segundo pesquisa da NPD Group. Outra pesquisa da Talent LMS, em 2019, com 900 funcionários, comprovou que quase 89% dos entrevistados confirmaram estar mais produtivos e 88% mais felizes com o trabalho depois de terem contato com o método. O que comprova que o recurso veio para ficar!
Portanto, a gamificação corporativa é uma solução que faz parte da educação e nós somos especialistas em te ajudar a desenvolver métodos sob medida para resolver as dificuldades, ou simplesmente, investir em inovação.
Fale com a nossa equipe e conheça as nossas soluções!