7 coisas que você precisa saber para implementar a gamificação na sua empresa

Os jogos eletrônicos ganham cada vez mais espaço dentro das organizações, mas calma, o objetivo do game não tem relação com o entretenimento, mas com o aprendizado, aumento da produtividade, desenvolvimento de habilidades e melhorias no desempenho profissional de seus colaboradores.

Com a entrada das novas gerações no universo corporativo, os incentivos precisam estar de acordo com a vivência deles e, por isso, a gamificação é uma excelente oportunidade de atrair novos funcionários e engajar os antigos.

Com os novos, ela apresenta-se como uma ferramenta moderna e que transmite ao colaborador que a empresa está por dentro das novidades, enquanto para os antigos, ela mostra que a organização continua a investir em tecnologia e inovação com foco no profissional.

Que tal saber o que você precisa ter para implementar essa ferramenta na sua empresa após terminar este artigo? Continue conosco para descobrir!

Qual a importância da gamificação nas organizações?

Estamos sempre buscando uma forma de tornar o treinamento e a aprendizagem profissional mais interessante e dinâmica para os colaboradores, com a tecnologia em larga escala, encontramos na “gamification”, ou seja, gamificação, uma estratégia que se baseia na utilização de jogos para apoiar os treinamentos, incentivar a competitividade saudável entre os participantes, desenvolver habilidades individuais e muito mais.

Mas atenção, nem todos os jogos podem ser usados, é por isso que existem games voltados para empresas. Eles se tornam importantes, pois, garantir a mensuração dos resultados, treinar o foco, entregar conteúdo multiplataforma e engajar os funcionários a cumprirem o desafio ou missão estabelecida.

Alguns jogos institucionais aplicam a metodologia dos jogos normais, com ranking, pontuações, recompensas e novos desafios.

 7 coisas que você precisa saber sobre a gamificação

O método de gamificação nas empresas têm ênfase na autonomia, liberdade com regras e respeito com o desenvolvimento de cada um, alguns estudiosos acreditam ser bem parecido com o método Montessori de ensino.

Durante a aplicação do game é possível perceber quais colaboradores possuem mais facilidade em determinada tarefa ou até mesmo no perfil de liderança. Por meio da diversão com objetivo de ensinar, os funcionários sentem-se mais dispostos a aprender, o caminho é a cooperação e a disputa diante de um cenário controlado.

Agora que sabe um pouco mais sobre essa ferramenta da educação empresarial veja o que você precisa saber antes de implementar a gamificação na sua empresa.

1- Ambiente Controlado

Ao escolher o game a ser utilizado é importante que o ambiente ao qual ele será aplicado seja controlado. Um dos principais motivos é o foco e a concentração do colaborador que podem ser prejudicados, caso o local seja inadequado.

2 – Objetivo

Tenha um objetivo definido desde o início. Ele deve ter sincronia com as necessidades atuais da empresa, por exemplo, treinar o time de vendas, converter clientes, desenvolver habilidades, entre outras. Pense quais são os problemas mais frequentes da empresa e liste de acordo com a prioridade de resolução.

3 – Feedback

A cultura do feedback não é para que o colaborador se compare com os outros, mas consigo mesmo, por isso, ela deve ser transmitida ao fim da realização do game para que junto ao aplicador entenda os pontos positivos e negativos.

4 – Trabalhe com uma meta

É importante trabalhar com uma meta factível, lembre-se que o foco é que ela seja cumprida. Para isso, os colaboradores precisam estar alinhados e saber o que é esperado que alcancem a partir do treinamento.

5 – Compensação

Sempre existe um prêmio final nas competições, como, por exemplo, nas olimpíadas são as medalhas. O mesmo deve acontecer dentro da empresa. Os funcionários que atingirem a meta devem ter acesso a uma recompensa como: folga, bonificação financeira, cestas de chocolate ou afins.

6 – Mensuração

No mundo dos negócios, os resultados importam e muito, eles demonstram comprometimento, problemas e apontam o caminho para o sucesso. Ter um sistema de gestão facilitará e muito este processo.

 7 – Continuidade

Não pare no primeiro. Quando falamos sobre mudança de hábitos e resolução de problemas, elas levam tempo. É importante que a equipe dê continuidade com as atividades, repetindo processos, ajustando-os até que veja os resultados em larga escala.

Cases de Gamificação para você se inspirar!

Nike: A empresa desenvolveu um aplicativo que as atividades concluídas pelo usuário, assim, ao atingir determinado nível é liberado recompensas e troféus. A ação garantiu que a NikeFuel recebesse clientes mais engajados e comprometidos com a marca.

Microsoft: Através do sistema de identificação de idiomas, a gigante da tecnologia recorreu a gamificação para garantir a qualidade na tradução, criando o jogo “Qualidade da Linguagem” nele os usuários verificavam  se estava correto ou não. Para garantir a eficiência, a organização inseriu traduções erradas de propósito, assim, conseguiram medir o engajamento e atenção dos funcionários.

Google: As despesas são um assunto significativo para qualquer empresa, até mesmo, o Google. A gamificação entrou como auxílio para mostrar aos funcionários os gastos com despesas de viagem, algo bastante recorrente na companhia. O objetivo é economizar na hora de viajar, como incentivo, cada centavo economizado entra no salário do colaborador. Parece bom, não é?  

Viu, a gamificação consegue impactar diversas áreas em empresas grandes ou pequenas, como conversamos, gigantes da tecnologia utilizam a solução para incentivar a economia, engajamento e a atenção dos colaboradores em suas atividades no dia a dia.

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