Conheça os benefícios do onboarding gamificado para a sua empresa!

onboarding gamificado

Você já conhece os benefícios do onboarding para a sua empresa? Então temos aqui algumas informações que podem te interessar!

Quando bem aplicada, essa ferramenta de RH contribui significativamente para a integração dos colaboradores, promovendo uma verdadeira imersão na cultura organizacional. E se unirmos essa estratégia às técnicas de gamificação, os resultados podem ser ainda melhores.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com tudo o que você precisa saber para implantar o onboarding gamificado na sua organização. Confira!

Conheça o onboarding gamificado

O onboarding gamificado nada mais é do que o uso de técnicas de gamificação para promover atividades de integração de novos colaboradores por meio de uma experiência imersiva, criativa e interativa.

Com a utilização de recursos como storytelling e a construção de narrativas relacionadas ao dia a dia da empresa, os profissionais têm a oportunidade de conhecer, de uma forma mais dinâmica e engajadora, aspectos importantes como a trajetória da empresa no mercado, a infraestrutura, seus departamentos e processos diversos.

Descubra a importância dos processos gamificados

Ao unir ludicidade e conhecimento técnico, as atividades gamificadas fazem com que determinados conceitos, que poderiam parecer maçantes ou excessivamente complexos, se tornem mais interessantes e de fácil compreensão.

Essa mudança de perspectiva pode estabelecer uma conexão valiosa entre a empresa e seus novos colaboradores que, ao compreender mais rapidamente o seu papel na organização, certamente se sentirão mais seguros e motivados a cumprir suas funções.

Como a gamificação está mudando o mundo e seu trabalho

Confira 5 benefícios do onboarding para a sua empresa

Agora que já entendemos o que é o onboarding gamificado e a sua importância para o crescimento de qualquer empresa, vamos listar 5 vantagens que essa estratégia pode trazer para seus negócios.

1. Redução de turnover e retenção de talentos

Imagine que você investiu tempo e recursos da organização para apostar em um determinado colaborador e, poucos meses após a contratação, ele pede o desligamento. É decepcionante, não?

Mas com uma boa estratégia de onboarding, esse desgaste pode ser evitado! Afinal, desde as etapas de recrutamento e seleção, os candidatos já entram em contato com a cultura da empresa e participam de atividades de integração que promovem a criação de vínculos relevantes para o dia a dia de trabalho.

2. Formação de equipes altamente capacitadas

Reunir um time forte e qualificado é um dos principais objetivos — e também um dos principais desafios — dos gestores de vários segmentos. Mas com os recursos de onboarding gamificado é possível transformar esse projeto em realidade!

Ao serem bem-recebidos, os novos colaboradores se sentem mais à vontade para explorar seus talentos. E os profissionais mais antigos, também são envolvidos por esse ânimo, tornando-se mais dispostos a aprimorar seus conhecimentos e atuar em conjunto com os recém-chegados.

3. Aumento da produtividade e da qualidade das entregas

Funcionários bem-treinados se adaptam com mais facilidade às novas rotinas e podem integrar-se mais rapidamente às equipes mais antigas, eliminando o tempo gasto com a explicação dos processos e solução de dúvidas que poderiam ter sido sanadas na etapa de capacitação.

Esses aspectos, aliado ao fortalecimento dos times, trazem ganhos significativos à empresa melhorando a agilidade e qualidade das entregas.

4. Redução de falhas

Durante as atividades gamificadas, os colaboradores têm a oportunidade de participar de simulações bastante realistas de tarefas que deverão executar em sua rotina.

Esse treinamento, aliado a um conhecimento aprofundado, dos objetivos da organização certamente fará com que o profissional chegue mais preparado para assumir suas funções, reduzindo a ocorrência de falhas que possam prejudicar o bom andamento dos trabalhos e o relacionamento com outros funcionários.

5. Fortalecimento da cultura organizacional

Por fim, mas não menos importante, o cuidado com os processos que vão do recrutamento, à apresentação da empresa e à integração com outros colaboradores faz toda a diferença para a conquista de bons resultados.

Afinal, todas essas estratégias contribuem para que as equipes se sintam valorizadas, estimulando o sentimento de pertencimento e a construção de um ambiente realmente motivador que vai fortalecer a cultura organizacional de forma integral.

Esperamos que depois de conhecer os benefícios do onboarding você se sinta inspirado a implantar essa estratégia em sua empresa! Para manter as equipes sempre motivadas, aproveite para conhecer a importância de investir em um aprendizado constante. 

Precisa de ajuda? Fale com a Didaxis e conheça nossas soluções!

 

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *