O treinamento de colaboradores, assim como muitas áreas de negócios, mudou e evoluiu. A imagem de uma sala de aula ou auditório como base da experiência para a capacitação de colaboradores ficou para trás.
Para provar isso, neste artigo vamos falar de um recurso para empresas que desejam romper com o status dos seus treinamentos, o Serious Game.
Continue a leitura e entenda mais sobre esse assunto!
O que é Serious Game?
Com certeza treinar pessoas pela metodologia do Serious Game é inovador, mas sua estrutura, baseada em jogos, não é.
Por isso, relacionamos o Serious Game à familiaridade e tem mais: de forma predominante, os jogos estão intrinsecamente vinculados a experiências positivas. O que, naturalmente, engaja as pessoas sem que seja preciso criar muitas estratégias para garantir adesão aos treinamentos.
O Serious Games, em tradução livre, quer dizer: jogos sérios. A classificação é importante para desvincular a percepção de que o Serious Game é apenas uma atividade de entretenimento. No viés que apresentamos aqui, o objetivo é usar os conhecimentos da gamificação para ensinar e atingir objetivos específicos.
O que tem muito a ver com os jogos comuns: eles são repletos de objetivos como ultrapassar estágios, superar metas e vencer. O Serious Game trabalha da mesma forma, porém seu cerne é criado para atingir resultados nas organizações.
Vantagens do Serious Game
Dúvidas de como esse tipo de treinamento pode gerar benefícios para os colaboradores e empresa? Veja a lista de bons motivos para dar uma chance ao Serious Game:
1) Objetivos claros
Como já citamos, todos os jogos que conhecemos – seja videogame, tabuleiro e até o jogo da velha – têm um objetivo: ultrapassar um desafio (um adversário ou as dificuldades de uma jornada) e vencer. A cada nova rodada, a gente assimila melhor o funcionamento e vai se tornando mais expert no jogo.
No Serious Game acontece o mesmo: criam-se desafios que têm a ver com a realidade profissional do colaborador para que ele vença e entenda, durante o percurso, as skills que precisou aplicar e mais: espelhe isso no seu dia a dia.
2) Feedback constante
Em um jogo é fácil compreender quando avançamos ou recuamos na trajetória. A estrutura dele foi criada para que o participante entenda rapidamente o que acertou ou errou.
Uma estratégia muito vantajosa para organizações, pois apresenta de forma didática, prática e lúdica as direções para atingir resultados positivos em determinada atividade ou função.
3) Memorização
Outro fator interessante de usar o Serious Game para treinamentos é que fica muito mais fácil memorizar o que foi apresentado. Os estímulos visuais e a narrativa – uma das necessidades fundamentais do ser humano – facilitam esse processo, o que geralmente não ocorre nas capacitações no estilo “sala de aula”.
4) Engajamento
O formato do Serious Game tem como grande diferencial seu engajamento. A narrativa, os objetivos e possíveis premiações, afinal – como já afirmamos aqui – o objetivo de um jogo é atingir um resultado previamente definido, ampliam o interesse e a participação.
Como implantar um treinamento Serious Game na sua empresa?
Se você se interessou por essa modalidade de treinamento, veja quais são os principais passos para implantá-la com sucesso.
Defina um objetivo
Pense na experiência focada em cada time da sua empresa, afinal, mesmo que compartilhem uma meta em comum, cada área tem seus próprios desafios. Para garantir a eficácia e relevância do objetivo divida essa tarefa com os gestores da área. Eles sabem na prática quais são os pontos de defasagem no próprio time.
Recompensa
O Serious Game tem como base a gamificação, responsável pela estrutura de jogos. Para dar ainda mais vigor à sua capacitação, use o sistema de recompensa. Permite aos colaboradores que atingirem as metas propostas. Existem muitas possibilidades: um dia off, vaga de estacionamento, um vale jantar e etc.
Análise de resultados
Apesar de não estar vinculada à implantação do Serious Game, a análise de resultados é uma etapa importantíssima, afinal, ela comprova a eficácia do treinamento.
Faça uma análise “antes x depois” do desempenho da equipe para avaliar se a capacitação funcionou ou não. Além disso, acompanhe também o planejamento estratégico da empresa para ver se o conhecimento realmente virou uma experiência prática para a organização.
Conclusão
O Serious Game é uma opção para empresas que desejam implantar treinamentos com alto índice de engajamento e com um objetivo prático predefinido.
Fale com a Didaxis para saber tudo sobre o tema e levar essa novidade para a sua organização!