Não é novidade: as empresas cada vez mais estão preocupadas com o desenvolvimento de seus colaboradores. Os motivos para apostar em educação corporativa continuada são inúmeros e o melhor: os benefícios atingem corporação e funcionários.
A capacitação contínua é o trabalho encabeçado pela área de desenvolvimento dos times de Recursos Humanos e tem o objetivo de preencher lacunas identificadas nas áreas e também de fortalecer aspectos culturais das instituições.
A educação corporativa continuada é muito poderosa e capaz de tornar uma empresa muito mais competitiva. Ao priorizar informação e também como obter informação, em um mundo em que o acesso a dados é infinito, mas a interpretação deles, precária, a organização fica à frente e pode aproveitar a vantagem. Acompanhe!
Educação corporativa e resultados
Mais do garantir uma margem de treinamento anual por colaborador, o realmente relevante é contribuir para o avanço das empresas, em diferentes níveis: reconhecendo que todas as esferas são importantes para alcançar resultados.
Como fazer isso? É preciso ampliar os horizontes e estar atento a todos. Em um primeiro momento, é necessário estar alinhado ao plano geral da empresa. Ou seja: por dentro do planejamento estratégico. Com essa visão, fica muito mais claro e intuitivo reconhecer quais são as lacunas que precisam ser preenchidas primeiro. Sempre há um objetivo para cada ação.
Depois, planeje uma agenda com diretoria e demais líderes para acompanhar de perto as ações e identificar quais capacitações precisam ser oferecidas.
Assim, de mãos dadas com os grandes guias das empresas, a educação corporativa continuada ganha atribuições cada vez mais relevantes.
Benefícios no dia a dia
Quando focamos o objetivo de apoiar a realização das metas, é preciso ter em mente de que se trata de um processo longo, que geralmente leva um ano. Entretanto, enquanto essa mecânica se desenvolve, já é possível detectar muitos benefícios. Veja:
Para os colaboradores:
- Valorização
A agenda de treinamento demonstra que a empresa vê potencial no funcionário e isso, por sua vez, faz com que ele se sinta valorizado e reconhecido.
- Aprendizado prático
O conhecimento da capacitação sempre está voltado para o desempenho de alguma parte da função que a pessoa já exerce. Dessa forma, o engajamento é alto, uma vez que o treinamento é sempre muito relevante.
- Atualização
Um colaborador atualizado melhora a qualidade das suas entregas, podendo ser disruptivo e inovador.
- Satisfação
A consequência dessas etapas é um funcionário confortável e satisfeito com sua participação na corporação.
Para a empresa:
- Competitiva
Quanto mais conhecimento for disseminado, mais competitiva uma empresa é, quando comparada ao mercado. E os benefícios disso são inúmeros: mais inovação e aumento de receita.
- Todos na mesma página
A educação corporativa continuada pode nivelar conhecimentos e deixar os colaboradores de um time dentro de um mesmo patamar de informação sobre determinado tema.
- Retenção de talentos
O reconhecimento e educação corporativa continuada formam colaboradores interessados por sua função na organização, diminuindo pedidos de demissão.
- Employer branding
Empresas com plano de educação corporativa continuada têm mais chances de serem escolhidas pelos candidatos que estão à procura de emprego. Essa prática pode ser um critério importante para encantar futuros talentos.
Ainda mais engajamento
Além do conteúdo e sua utilidade no dia a dia da organização, o canal pelo qual o treinamento é apresentado pode fazer diferença no entusiasmo dos colaboradores.
Em vez do treinamento tradicional: uma palestra presencial ou on-line, integre tecnologia a esses processos. Temos algumas ideias para ajudar você:
1 – Vídeos
Quando é necessário oferecer treinamento sobre qual ação tomar em um atendimento, por exemplo. No lugar de apostar em uma apostila ou palestra sobre qual é a conduta correta, crie vídeos que narram os acontecimentos do atendimento, exemplificando o erro e a atitude correta. Somos facilmente capturados por narrativas. É uma alternativa interessante para fixar informações e a atenção dos funcionários.
2 – Gamificação
Outra opção para apresentar opções de erro e acerto é a gamificação. E mais: é uma ótima ferramenta para feedbacks em tempo real. A cada fase, o participante é informado sobre sua atuação.
A base para a experiência da gamificação são os jogos de videogame. Agora, voltados para corporações, utiliza o desafio e as recompensas para motivar funcionários a participarem dos treinamentos.
3 – E-learning
Essas plataformas para distribuição de treinamentos se adaptam a diversas necessidades das capacitações, inclusive as que mencionamos acima. E o melhor: podem ser acessadas de qualquer dispositivo móvel, o que torna a experiência mais próxima da realidade digital dos colaboradores, que podem acessá-los a qualquer hora, de qualquer lugar.
Vez do resultado
O trabalho com um bom treinamento só termina com os resultados. Por isso, não deixe de examinar os índices das suas capacitações. Elas realmente foram relevantes?
Analise se houve aprendizado: avalie os participantes antes e depois dos cursos. Tenha controle constante do número de participantes e desistentes e tenha uma meta para hora de treinamento por pessoa por ano.
Além disso, acompanhe de perto o efeito que os treinamentos tiveram na entrega das metas. Avalie com gestores os resultados nos times antes e depois dos cursos.
Conclusão
A educação corporativa continuada é uma necessidade que começou a ser explorada nos ambientes corporativos a partir de meados do século XX. Constatou-se que as empresas também poderiam contribuir para o aprimoramento e serem muito mais eficazes ao oferecer conhecimento específico para necessidades da empresa.
O ganho com esse programa de cursos contínuos é diverso. Tantos profissionais quanto corporações aproveitam os benefícios: funcionários engajados, atualizados, menor retenção, fortalecimento do employer branding e competitividade.
Para que todos esses resultados possam ser alcançados, não esqueça de ser estratégico: determine o programa de treinamento a partir das necessidades da organização.
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