O aumento do uso da tecnologia e da disponibilização da internet vem mudando toda a dinâmica de relação entre as pessoas e os serviços que utilizam. Além disso, as relações das empresas na direção de seus clientes e colaboradores também foi afetada, interagindo mais por meio desses métodos do que presencialmente, especialmente no que tange o atendimento automatizado ao cliente, comumente chamado de chatbot.
Essa tecnologia vem tomando conta dos sites e aplicativos de mensagens instantâneas, possuindo diversas metodologias distintas e formas de atender a clientela, no entanto, suas aplicações não param por aí. Com o aumento concomitante do investimento em treinamentos para funcionários dentro das empresas, passou-se a fazer a utilização do chatbot na educação corporativa.
Os chatbots utilizam de inteligência artificial, desenvolvimento científico que já ganha forma a anos, e tende a estar em praticamente todas as interações eletrônicas no futuro, e por conta disso, deixam os treinamentos mais efetivos e práticos.
No decorrer deste artigo iremos explicar o que é um chatbot, como inseri-lo no e-learning, como utilizá-lo especificamente para o treinamento corporativo e quais são seus benefícios para o aprendizado. Acompanhe!
O que é um chatbot?
Essencialmente, chatbots são softwares que são munidos de programação, ou, na maioria das vezes, inteligência artificial, que possuem capacidade de análise suficiente para interagir com pessoas, quando utilizados, sendo através de um chat no seu aplicativo de mensagens favorito ou no site da empresa, escrito, ou como mensagens de voz através de uma ligação. Seu objetivo é prestar um serviço para o utilizador, podendo tirar dúvidas, agendar um compromisso ou, em aplicações mais recentes, até mesmo realizar um diagnóstico.
Este software realiza uma interpretação do que foi solicitado pelo usuário e prática uma tentativa de simplificação do problema, de forma que consiga compreender o conteúdo e informar uma resposta satisfatória. É importante ressaltar que existem distintos níveis de complexidade dos chatbots, sendo possível encontrar alguns que não compreendem respostas que não sejam as pré-programadas (e comumente oferecidas à pessoa) e outros que possuem um sistema mais inteligente que entende frases completas.
Chatbot no e-learning
A renovação ferramental do ensino à distância não é novidade neste setor, tendo sua origem no envio de apostilas para casa, passando à rádio, televisão, plataformas de ensino e vídeos com didáticas específicas do método. Essas inovações sempre têm em vista a melhoria do ensino, retenção de conhecimento, engajamento, eficiência e redução de custo para a empresa, e isso tudo pode ser agregado neste método, o chatbot na educação corporativa.
A utilização do chatbot pode ser feita de diversas maneiras, como simplificar a interface que o usuário deve se relacionar, de forma que é possível acessar a aula, algum vídeo específico, a avaliação ou mesmo pegar informações a respeito do resultado.
Por meio de um chat (eliminando a necessidade de uma curva de aprendizado para dominar uma plataforma complexa), no processo de aprendizado propriamente dito, através de lições de multi escolha, ou até mesmo para realizar testes prévios aos módulos para avaliar o nível de conhecimento dos envolvidos.
Cada uma dessas opções pode ser aplicada de acordo com as necessidades da empresa ministrante ou dos alunos a participarem do curso.
Como funciona o chatbot na educação corporativa?
As empresas vêm investindo cada vez mais na capacitação constante de seus funcionários de forma a melhorar o engajamento deles com a empresa, diminuir o turnover e melhorar os resultados, portanto a busca de novas tecnologias para associar a estes investimentos é constante. Conforme mencionado anteriormente, existem diversas maneiras de aplicar o chatbot na educação, porém quais formas seriam as mais adequadas para a educação corporativa?
Para uma boa utilização da ferramenta, é necessário que seja realizado de forma inteligente e planejada. A integração do chatbot com um LMS (Learning Management System) de qualidade é essencial para que este tenha as informações corretas a serem passadas para os funcionários, com acesso aos módulos, às respostas dos participantes e às avaliações.
Relembrar colaboradores que não estão acessando a plataforma, enviar materiais complementares, sanar dúvidas – inclusive separando o nível de explicações a serem dadas de acordo com o desempenho médio – e acompanhar o aluno de forma geral são algumas das aplicações com que a educação corporativa pode se beneficiar do uso do chatbot e da inteligência artificial.
Benefícios do chatbot na educação corporativa
- Os chatbots aumentam o engajamento com o treinamento por trazerem o efeito da interação para o e-learning, deixando de ser apenas uma exposição de conhecimento;
- Podem fornecer pílulas de conhecimento frequentemente, mantendo sempre o funcionário interessado no aprendizado;
- Retiram o caráter pessoal ao retirar dúvidas, isso permite que perguntas sejam feitas sem a vergonha da exposição;
- Apesar de serem um bot, possuem programação que os deixa humanizados, com a sensação de estar trocando perguntas e respostas com um ser humano com inteligência e humor, o que faz com que a absorção de conteúdo do colaborador seja superior;
- Não perdem a paciência, portanto são ideais quando alguém está com dificuldade para compreender algum conteúdo, podendo repetir as instruções quantas vezes forem necessárias;
- Disponíveis 24 horas por dia;
- Mune o LMS da empresa com informações a respeito do treinamento dos funcionários, fazendo com que os relatórios sejam mais completos e o processo de decisão mais adequado;
- Reduzem a necessidade de instrutores e treinadores por número de alunos;
- Permitem a categorização de alunos por capacidade, potencial e aprendizado.
Agora que já foi possível compreender como funciona o chatbot na educação corporativa e quais os benefícios dele para você e seus funcionários, você não pode ficar de fora!
Não permita que seus concorrentes o deixem para trás e dê o passo à frente agora mesmo com a aplicação de um LMS robusto e com a qualidade de um chatbot para melhorar os resultados do treinamento corporativo em sua empresa.
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