A pauta do treinamento corporativo vem ganhando cada vez mais espaço nas discussões entre líderes e gestores de empresas, independentemente do tamanho. Isso acontece pois aumenta cada vez mais a percepção de que o sucesso do futuro de uma empresa depende muito dos funcionários.
Sua satisfação com o local de trabalho e produtividade, estão diretamente relacionados à capacitação oferecida pela organização. A partir disso, o debate dos temas para treinamentos corporativos ganha relevância, criando uma grande responsabilidade para os degraus superiores da cadeia hierárquica e para o setor de recursos humanos.
A importância do RH é ainda maior nestes tempos de cursos e treinamentos, ampliando seu leque de atuação na empresa, passando de administrativo, holerites, cartão de ponto e folha de pagamento para uma peça chave na estratégia de crescimento da organização. Este trabalho com o capital humano depende de análises e definições quanto à estratégia e método de ensino, tipos de conhecimento a serem passados e até mesmo quais os profissionais e áreas devem receber qual treinamento corporativo.
O objetivo deste texto é demonstrar para as empresas e gestores quais as principais formas de transpassar conhecimento para seus funcionários e como tomar a decisão entre eles. Além disso, ainda serão abordados os sete principais temas para treinamentos corporativos que devem traçar o cerne das estratégias das empresas ao formular os conteúdos a serem desenvolvidos por seus colaboradores. Vamos lá!
Diversificação do treinamento corporativo
Existem diversas formas de aplicar treinamentos para funcionários de empresas, sendo necessário identificar os perfis dos alunos, as necessidades de cada setor e as cargas horárias de cada etapa do aprendizado. Os principais estilos são:
Presencial
- Dentro do espaço físico da empresa;
- Fora da empresa;
- Colaborativo – a equipe divide conhecimentos e capacitações a depender das características de cada um.
A distância
- Utilizando um LMS (Learning Management System) de forma a incentivar os funcionários a aprenderem através de módulos disponibilizados de forma online;
- Pílula de conhecimento – pequenas inserções no dia a dia, seja por mensagem, e-mail ou intranet, com dicas e conceitos de trabalho.
Gamificação
- Online, através de um LMS, com vídeos interativos, aplicações práticas, sistema de recompensas;
- Presencial através de jogos empresariais.
Ainda é possível optar por um sistema híbrido, com mais de uma das opções, de forma a maximizar os benefícios de cada uma das alternativas indicadas anteriormente, unindo a consistência do treinamento corporativo presencial, personificação dos treinadores (muitas vezes gerentes ou responsáveis superiores na hierarquia) e conexões pessoais, com o dinamismo e flexibilidade do treinamento a distância. Tudo também vai depender da disponibilidade orçamentária e de espaço físico da empresa, no entanto, é importante ressaltar que o planejamento e organização da empresa é a chave para o sistema ideal.
7 temas para treinamentos corporativos
1 – Comunicação
Como um dos temas de maior importância, sempre se considerou como essencial para qualquer tipo de profissional. No entanto, com o mundo globalizado e com a chegada da Era Digital, a capacidade de comunicação das pessoas entrou em tendência de diminuição, dadas as rápidas relações conseguidas através da internet. Isso demonstra ser necessário a aplicação de treinamentos fortes e focados nas habilidades interpessoais, sendo a habilidade de transmitir uma mensagem muito importante, especialmente para as pessoas com perfis de liderança e que apresentam tendência de crescimento na empresa.
2 – Processo de vendas
À primeira vista este item parece ser importante somente para quem trabalha no setor comercial da empresa, no entanto, não deveria ser o caso. Quase todas as relações entre duas pessoas são pautadas pelas vendas e relações, seja com clientes, subordinados ou superiores, “vendendo” o melhor projeto, mantendo clientes ou negociando com fornecedores.
3 – Trabalho em equipe
Muitas vezes uma cultura de competição predatória é criada dentro da empresa, onde todos os funcionários pensam em si próprios, e em seus colegas como competidores. A competição interna é desejada, porém quando feita de forma positiva, em que o grupo funciona como peças individuais de um coletivo inteiro, como uma colônia de abelhas. A inserção deste tema nos treinamentos pode conscientizar e demonstrar, através de exemplos ativos, os benefícios da cooperação para os funcionários e para o resultado da organização.
4 – Planejamento estratégico
Aprender a ler e interpretar condições de mercado e de trabalho para traçar uma estratégia de resposta pode vir ao natural para algumas pessoas, porém não é habilidade exclusivamente nata. É possível inserir nos treinamentos o tema do planejamento estratégico e qual o processo de pensamento para tomar decisões.
5 – Liderança
Empresas líderes, ou que almejam tal posto deverão sempre ter um foco neste quesito, tanto para manter o protagonismo quanto para formar novas lideranças internas de forma a preparar o futuro da organização. Líderes engajados, positivos e com uma competência superior elevam a empresa como um todo de patamar.
6 – Mudança e inovação
Com a conexão global a partir da internet, possibilidade de interação instantânea e fronteira de conhecimento sendo superada todos os dias, é importante que os funcionários das empresas tenham uma formação e conhecimento a respeito de inovação e mudança. Isso quer dizer capacidade de rápida adaptação, cultura de pensamento disruptivo e aceitação ao erro como forma e caminho para o acerto.
7 – Produtividade
O incentivo à produtividade e seu estudo é essencial para uma constante aplicação. Isso funciona de forma análoga ao item anterior, com o incentivo ao pensamento “fora da caixa”. Aprender a fazer mais com menos, aprimorar situações e sair de momentos difíceis devem ser temas para treinamentos corporativos.
Tendo já de forma mais clara quais os principais temas para treinamentos corporativos. Fica claro que esta organização é essencial para a evolução e manutenção da qualidade e efetividade das empresas.
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