Gamificação: Como ela pode ajudar seus colaboradores?

Ao investir em treinamentos mais dinâmicos, as empresas estarão estimulando os colaboradores no desenvolvimento de suas habilidades. Além de proporcionar crescimento e conhecimento profissional. 

Este processo muitas vezes pode ser um desafio para as empresas, ao descobrir o melhor perfil de ensino para seus colaboradores. Mas, hoje contamos com recursos que podem trazer melhorias para a área de T&D.

A gamificação é uma metodologia que contribui para o crescimento e para a melhora do desenvolvimento da sua equipe, pois trata-se de um recurso totalmente interativo, que visa ensinar por meio dos games. 

Além de proporcionar um aprendizado simples para seus colaboradores, a gamificação colabora no engajamento para sua equipe. 

Quer saber mais? Acompanhe a leitura, abordaremos como o treinamento gamificado pode ajudar seus colaboradores, gerando melhorias para área de T&D. Confira!

Como o treinamento gamificado ajuda os colaboradores

A área de T&D vem se desenvolvendo a cada dia, um processo de constante atualização em busca de novas tecnologias. Por meio de recursos que deseja estimular o aprendizado organizacional.

Já foi a época de treinamentos monótonos e, com surgimento do mundo moderno a necessidade pela utilização de novas tecnologias, se fez necessário. Hoje, temos como aliada neste processo a gamificação que, com os games, busca ensinar e desenvolver as capacidades de cada colaborador, promovendo o senso de competitividade e o desejo de superação por meio de jogos. 

Com o objetivo de estimular uma competição saudável, a gamificação visa desenvolver as habilidades, trazendo questionamentos e consequentemente soluções para a rotina da empresa.

Quando falamos de treinamento gamificado é evidente o aumento no engajamento, justamente por tratar-se de um processo totalmente interativo e estimulante. Os jogos despertam a sensação de superação, pois gera o desejo de conquista.

As recompensas também instigam o encorajamento da equipe, pois o colaborador se sente desafiado a concluir a fase do game, estimulando esses desejos os resultados são ainda mais motivadores.

E todo esse processo gamificado ajuda também no desenvolvimento da sua equipe, colaborando na melhora do clima organizacional. Por isso, podemos dizer que esse meio de ensino é uma metodologia ativa no aprendizado da sua empresa.

Benefícios da gamificação

Um ensino gamificado, pode proporcionar inúmeras vantagens para a sua empresa, pois impacta positivamente no desenvolvimento dos seus colaboradores. Confira a seguir alguns desses benefícios.

  • Desperta a criatividade do colaborador;
  • Enriquece o processo de ensino;
  • Motiva o aprendizado, engajando a participação do colaborador;
  • É possível acompanhar o desempenho da equipe;
  • Desperta e melhora a atenção, a memória e o comportamento;
  • Desenvolve uma competição saudável;
  • Gera feedbacks instantâneos;
  • E estimula a resistência do colaborador.

Como aplicar a gamificação na sua empresa

Todo processo de ensino precisa ser bem planejado, por se tratar da gamificação é necessário avaliar alguns pontos, antes que sua empresa desenvolva algo.

A busca do planejamento tem o objetivo de fazer com que sua empresa se prepare para entender:

  • Qual é a necessariedade;
  • O que ela busca resolver;
  • Qual departamento irá aplicar o treinamento;
  • E o custo disponível para o investimento.

Esses são alguns dos principais pontos que a gestão da sua empresa deve avaliar o processo de implantação. Considerando a busca de uma plataforma que esteja de acordo com seus objetivos, e cuide dos aspectos como o desenvolvimento de uma ferramenta gamificado para empresa.

Quer entender um pouco mais sobre esse processo? Confira, como utilizar a gamificação na sua empresa. 

 

Fale com um de nossos especialistas e saiba mais:

 

 

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *