Estar diante de uma crise é algo desafiador para toda empresa, pois trata-se de um processo de adaptação para os gestores e os colaboradores. Em períodos como este é ainda mais complicado manter sua equipe motivada devido a tantas instabilidades.
Por isso, é fundamental proporcionar clareza e motivação nesse processo de crise. Demonstrar a todo momento que é possível superar este período difícil e que acredita que com engajamento podem juntos superar esta fase.
Isso pode ser algo novo para sua empresa ou talvez já tenha enfrentado uma crise. Diante disso, em qualquer processo de instabilidade que sua organização esteja passando é fundamental desenvolver hábitos favoráveis ao momento.
Sabemos que não é um processo fácil, então, preparamos 5 dicas de como motivar sua equipe mesmo em tempos de crise. Acompanhe a leitura e confira!
5 dicas para motivar sua equipe em tempos de crise
#1 – Determine objetivos
Mesmo diante de uma crise é necessário estabelecer metas para conseguir passar por isso e sair dela. Então, tenha em mente como a gestão da sua empresa pretende motivar sua equipe. Por onde começar e quais serão suas metas.
É importante que você seja realista, estabeleça metas desafiadoras, mas sempre alcançáveis. Sua empresa pode considerar objetivos individuais ou até aqueles que envolvam todo o setor. Então nessa situação avalie:
- Qual o peso desse colaborador ou setor para a empresa;
- Qual área sofreu mais impacto diante dessa crise.
#2 – Feedbacks são importantes
Trata-se de uma estratégia muito eficaz para seus colaboradores pois, o objetivo do feedback é fazer com que sua equipe desenvolva melhor suas tarefas. Se for necessário elogie e aponte críticas que sejam construtivas para seus colaboradores.
Crie o hábito de apresentar feedbacks na sua empresa, ainda mais diante de uma crise. Este é um meio de estimular sua equipe a evoluir mesmo diante de dificuldades e, assim juntos encontrar uma solução que colabore com a rotina da sua equipe.
#3 – Mantenha a comunicação com sua equipe
A comunicação é um dos pilares mais importantes em um momento de crise, trata-se de uma forma direta para entender o que tem desmotivado seus colaboradores e quais são suas preocupações.
Então para manter sua equipe motivada diante de uma crise é essencial que os gestores conversem com a equipe, envolva seus colaboradores nas ações dentro da empresa e demonstre confiança para superar esse momento.
#4 – Seja otimista e valorize sua equipe
Otimismo está relacionado com ter confiança, ser esperançoso e manter a positividade. Claro que durante uma crise, esses adjetivos acabam perdendo forças conforme a rotina.
Por isso, é essencial que os gestores transmitam esperança para sua equipe, mantenham-se otimistas, com a certeza de que sua empresa está trabalhando para superar esse momento.
Além disso, demonstrar reconhecimento a sua equipe é uma ótima forma de valorização e otimismo. Com simples ações é possível transmitir esse sentimento de gratidão a seus colaboradores.
#5- Aposte em treinamentos corporativos
Em uma crise muitos custos são cortados, pois as empresas buscam meios de reduzir seus gastos. Todo corte reflete em alguma área na empresa, seja em algum setor, nos colaboradores, em ferramentas ou até benefícios.
Mas, capacitar seus colaboradores em um processo de crise é muito importante, pois a partir do momento que sua empresa limita o direito de ensino da sua equipe, ela colabora com a desmotivação.
É aí, que muitas empresas acabam deixando a desejar. A partir do momento que elas não levam a sério os treinamentos corporativos, acabam contribuindo com o desinteresse dos colaboradores, desencadeando outros resultados.
Procure meios de ensino que sejam viáveis para a empresa, sejam treinamentos a distância, workshops, webinars, entre outros. Não deixe de apostar na sua equipe!
Se sua empresa estiver passando por um momento de crise, coloque em prática algumas dessas dicas. Saiba que podemos te ajudar, fale conosco!
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