Há muita confusão com os termos jogo (game) e gamificação, mas é preciso que se diga que eles não são a mesma coisa. O jogo tem como características a participação voluntária, a submissão às regras e com um fim em si mesmo (entreter), sem que necessariamente haja uma conexão com a realidade (diferente da vida cotidiana).
Via de regra, os jogos, independentemente do seu meio, físico ou digital, têm como objetivo entreter, divertir e até servir como válvula de escape para os problemas do dia a dia. É nesse ponto que eles se diferenciam da gamificação.
Os jogos promovem ações que não têm relação direta com a realidade. Já a gamificação utiliza a mesma mecânica dos games para alcançar objetivos reais. Ou seja, não se limita ao lúdico, ao divertido, mas também motiva as pessoas a atingirem metas concretas.
Por meio de situações virtuais que reproduzem o cotidiano da empresa ou de qualquer outro meio, os games estimulam o usuário a pensar em como resolver esses problemas. Isso pode ser transportado para a realidade, sempre que algo parecido ocorrer.
Competências e habilidades adquiridas por meio jogos digitais: tabuleiro X digital
Pense em um demorado jogo de xadrez ou um ludo com diversos obstáculos que fazem o jogador voltar casas ou ficar algumas rodadas sem jogar. Os tabuleiros são desafiadores e instigantes, não é?
Esses como outros jogos ajudam no desenvolvimento de habilidades e isso se dá, em grande parte, por meio dos desafios. Quanto mais desafiadora, mais interessante será a partida.
O jogador desenvolve, por exemplo, as habilidades de:
- aprender coisas novas;
- interagir com outros jogadores;
- tomar decisões;
Criar jogos para atrair consumidores para lojas ou motivar funcionários não é uma novidade. Isso já é feito há muito tempo em oferta de raspadinhas a cada X gastos em compras, por exemplo. Ou na competição para escolher o funcionário do mês. O que mudou, foi a introdução da tecnologia nesse processo.
Com os games digitais, a atenção das pessoas é capturada por:
- sistemas de pontos de acordo com as tarefas realizadas;
- recompensas apresentadas graficamente;
- mudança de nível conforme avança no jogo;
Essas ferramentas, que costumam usar diversos recursos gráficos, acabam por criar engajamento e estimular outras habilidades, como a capacidade de se superar e de não desistir. Essas são habilidades importantes para quem precisa alcançar metas nos negócios.
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