Como utilizar a gamificação

A gamificação é uma metodologia que pode ser utilizada em diversas realidades e para os mais variados públicos. Basta, para isso, adaptá-la para a situação específica que se quer abordar e levar em conta os comportamentos, necessidades e expectativas das pessoas que farão uso dela.

Em uma organização empresarial, ela pode ser adaptada como um jogo corporativo, aprofundando os processos educativos para a melhoria do desempenho e dos índices de qualidade de toda a equipe.

PLANEJAMENTO

Antes de implantar qualquer projeto e, principalmente, algo tão diferente da cultura da empresa, é preciso primeiro planejar.

Entretanto, é fundamental contar com o auxílio de um profissional para criar o jogo e implantá-lo corretamente, além de saber realizar as modificações que forem necessárias.

Mais do que usar a gamificação, é preciso definir qual será o objetivo da estratégia: voltada para vendas, treinamento, fidelização de clientes, uma campanha específica…

Deve-se considerar primeiro o público-alvo antes de desenvolver a plataforma, pesquisar sobre seus interesses, motivações, hábitos e comportamentos. Isso é fundamental para criar um game que tenha linguagem adequada ao público, missões desafiadoras e recompensas atrativas.

Veja, na sequência, alguns exemplos de aplicação da gamificação.

GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL

Esta modalidade ajuda na aprendizagem de conteúdo complexos e a tornar esse processo mais motivador aos participantes, mantendo-os assim na dinâmica e tirando a carga negativa dos processos educativos e de treinamento. A metodologia pode impactar positivamente os negócios, incentivando a produtividade.

GAMIFICAÇÃO EM TREINAMENTO CORPORATIVO

O treinamento corporativo pode ser atraente e dinâmico por meio da gamificação. Quando usados jogos digitais, o sistema possibilita que o RH confira o desempenho dos funcionários de forma imediata. Assim, pode-se avaliar com dados sólidos e confiáveis se a técnica está sendo efetiva e em quais pontos o treinamento deve ser melhorado.

GAMIFICAÇÃO DA INTEGRAÇÃO DE NOVOS FUNCIONÁRIOS

Além do treinamento, a integração dos novos colaboradores também pode ser mais dinâmica e produtiva. A gamificação pode ser usada, principalmente, quando o funcionário novo vem de uma área diferente ou precisa adquirir conhecimentos específicos ou técnicos para executar o trabalho.

Além disso, o uso de jogos ajudará os novatos a conhecerem a cultura da empresa de forma mais divertida, sem precisarem assistir a longas palestras e vídeos maçantes. Assim, eles se envolvem ainda mais com a missão, a visão e os valores da empresa.

SISTEMA DE GESTÃO DE APRENDIZAGEM – LMS

Para implementar jogos corporativos, é preciso contratar uma empresa especializada no desenvolvimento de um software de LMS (Leaning Management System), ou seja, um Sistema de Gestão de Aprendizagem.

Os LMS estão cada vez mais sofisticados, incorporando gamificação e outras metodologias de aprendizagem. Eles oferecem, entre outros recursos:

  • controle de acesso por usuário;
  • disponibilidade on-line em qualquer hora e local;
  • responsividade para ser usado em qualquer dispositivo eletrônico;
  • gestão de acesso aos conteúdos;
  • autoavaliação.

Os resultados devem ser acompanhados para que possam ser verificados pontos a melhorar.  Nessa hora, é importante ter acesso a métricas que mensurem a satisfação dos usuários e os resultados alcançados na prática com as lições ensinadas através da metodologia.

 

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