Assumir o grande desafio de nivelar o conhecimento e as competências de uma equipe, respeitando as individualidades, talvez seja um dos papéis mais importantes da gerência e do departamento de recursos humanos.
Sem esses elementos equilibrados entre o próprio colaborador e os times, as dificuldades em desempenhar funções com destreza só crescem. Isso porque o capital humano é o maior valor de uma organização.
Há décadas, profissionais têm praticado diversas técnicas com o objetivo de lapidar os funcionários e extrair o melhor de cada um deles. A universidade corporativa é considera uma das mais eficazes e, por isso, é importante saber como implementar uma corretamente.
Continue lendo e descubra como sua empresa se encaixa nesse modelo de aprendizado para colaboradores e como desenvolvê-lo.
Por que escolher a universidade corporativa?
Pode parecer novidade, mas não é. Em 1988, nos Estados Unidos, mais de 400 organizações já mantinham sua própria universidade corporativa. A grande diferença entre a década de 1980 e o agora é o canal pelo qual o conteúdo é apresentado: atualmente, podemos contar com plataformas on-line – item que será abordado logo mais.
Como o capital humano é um valor inestimável para uma empresa, sendo responsável por conduzi-la pelos sucessos e fracassos, tornou-se algo fundamental orientar e facilitar o contínuo desenvolvimento dos profissionais – com foco em evitar a defasagem e ampliar a vantagem diante da concorrência – e a universidade corporativa é ideal para quem busca tal objetivo.
Por quê?
- A base do conteúdo fornecido pelos treinamentos e cursos, uma vez que é exclusivo, tem como centro a cultura e o valor da empresa; uma maneira eficaz de disseminar o espírito corporativo, o que não ocorre em cursos externos;
- Possibilita treinamentos contínuos, que podem ser acessados por todos;
- Pode se restringir apenas ao formato on-line para que os funcionários tenham mais flexibilidade para acompanhar os cursos;
- Facilita a mensuração dos resultados, assim, é possível saber rapidamente se um curso gerou engajamento, por exemplo;
- São dedicadas 22 horas por ano ao aperfeiçoamento profissional no Brasil, 38% a menos que a média mundial. O aumento de treinamentos pode estar intrínseco à universidade corporativa.
Custos
Focando diretamente na questão de custos, é preciso dizer que a implantação do projeto não é simples ou pouco onerosa, mas pode ser a prioridade para os empresários que desejam diminuir as despesas com bolsas parciais ou integrais em universidades tradicionais ou custos externos.
Afinal, a educação corporativa é baseada na necessidade do seu negócio. É possível, ao pesquisar as principais urgências dos times, definir estratégias para criação de cursos que precisarão de atualizações espaçadas e, possivelmente, menos custosas do que uma reciclagem fora do ambiente empresarial.
Por isso, é preciso colocar na ponta do lápis e verificar se a universidade corporativa é para você. Ela é ideal para grandes corporações, pois os cursos abrangerão um maior número de pessoas e, além disso, funciona como uma possibilidade de diminuir os custos com desenvolvimento pessoal, uma vez que a educação corporativa será regida apenas pelo treinamento interno.
Como implantar uma universidade corporativa?
Do ponto de vista burocrático, não será preciso regulamentá-la pelo Ministério da Educação, pois os cursos não oferecem um grau de formação e não se torna necessário o reconhecimento do órgão. Dessa forma, o conteúdo oferecido será trabalhado com autonomia, de acordo com as especificidades do seu negócio.
Passo 1: planejamento
Essa etapa inclui dois estágios importantes: mapeamento das necessidades e definição da plataforma. No primeiro momento, é preciso diagnosticar quais são as principais deficiências de conhecimento e competência de cada time e começar a verificar a necessidade da universidade corporativa. Com esse estudo, passa-se para a próxima fase: definir sobre contratar uma ferramenta adequada para a publicação dos cursos ou o desenvolvimento interno do sistema.
Passo 2: cursos
Com os temas definidos, chega o momento de mobilizar recursos para gravar os cursos. O ideal, focando em qualidade e interesse dos colaboradores, seria contratar profissionais gabaritados do mercado para apresentar o conteúdo. Caso não seja possível, escolha um líder interno que domine a temática e elabore um roteiro.
Em seguida, reserve um estúdio, profissionais para captação e edição e os equipamentos necessários, e grave o curso.
Passo 3: metas
A estratégia de implantação da universidade corporativa deve conter um plano de metas que tem que, por obrigação, ultrapassar as fronteiras da ferramenta. Além de identificar níveis de engajamento por número de cursos finalizados e notas, por exemplo, leve o conteúdo para o campo prático: com índices de desempenho atribuídos às funções de cada colaborador.
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