Gamificação não é coisa do futuro, é coisa do agora e pronta para ser um componente importante de qualquer estratégia organizacional que queira atingir resultados por meio de engajamento, feedback e recompensas.
Não se deixe confundir: a gamificação não está vinculada apenas a entretenimento, como se pode imaginar inicialmente, ao contrário, essa tecnologia funciona como uma plataforma de aprendizado para colaboradores no mundo todo. Apenas para exemplificar: até 2020, 70% das maiores empresas do planeta já terão aderido a alguma aplicação de gamificação.
Quer saber também por que as corporações estão de olho nessa inovação na área de Recursos Humanos? Leia o artigo!
O que é gamificação?
Se você ainda não ouviu falar do termo, nós explicamos para você. Há cerca de 40 anos, diversos pesquisadores começaram a se voltar ao propósito de aplicar a lógica dos games em outros contextos. Afinal de contas, não restam dúvidas a respeito do interesse que os jogos produzem.
Então, por que não criar a mesma sensação em outras áreas da vida? Porém, como dissemos anteriormente, a gamificação não é simples e puramente a reprodução da versão original dessa tecnologia, na verdade é uma estratégia para lidar com os principais benefícios dessa aplicação no mundo empresarial e educacional, principalmente.
E quais são os benefícios?
Com bom planejamento e execução da estratégia, elementos dos jogos podem impulsionar o desenvolvimento de algumas características no ambiente organizacional, como recepção positiva ao feedback, cooperação, competitividade, resistência, respeito às regras e muitas outras.
Feedback
Muito temido, o feedback – com exceção das organizações adaptadas à gestão horizontal –, na maioria das vezes, tem hora e dia para ocorrer, gerando ansiedade e receio da parte dos colaboradores; já nos jogos, os feedbacks são constantes e naturais: a cada falha, aquele que interage com plataforma recebe imediatamente o resposta de terminada ação; se ela não é positiva, a opção mais certeira é pensar uma nova forma de atingir o mesmo objetivo, reação muito mais difícil quando a abordagem vem de um gestor, por exemplo, na qual o funcionário não sabe ou demora para reagir aos pontos de melhora.
A experiência do feedback é uma oportunidade de alterar o mindset das equipes a respeito dessa prática, focalizando a importância de direcionar os melhores caminhos uns aos outros e a naturalidade entre aceitar e errar na vida profissional e pessoal.
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Regras
As regras existem até nos jogos com foco em entretenimento. Ao levar a gamificação para uma equipe, elas também estarão lá para determinar limites que podem representar situações reais, que podem estar ligadas, por exemplo, a recompensas ou avanços. Uma oportunidade lúdica para trabalhar questões éticas e institucionais.
Competitividade
Esta característica é a base para uma aplicação de gamificação de sucesso, isso porque é o sentimento de competitividade, ou melhor: o desejo de ser o melhor em determinada experiência que motiva colaboradores a testarem a plataforma de aprendizagem.
Mas, obviamente, é preciso ter cuidado e responsabilidade para não favorecer um clima de rivalidade entre os funcionários. Para isso, por exemplo, planejar projetos que contem com a cooperação entre equipes pode funcionar.
Resistência
Vinculada à competitividade, em seguida temos a resistência, afinal, nem sempre será simples ultrapassar os desafios propostos, mas, com o intuito de se destacar, o jogador se esforçará, pois está focado em seu objetivo.
Recompensa
A vitória, em si, está vinculada a uma recompensa e essa também é uma maneira indicada de engajar os colaboradores a participarem das propostas de desenvolvimento que utilizem gamificação. Logo, no momento de realizar a comunicação interna a respeito da novidade, não esqueça de esclarecer quais são as recompensas.
A experiência da gamificação
Nesse trajeto de sentimentos e experiências, proporciona-se aos colaboradores a oportunidade de, com muito mais rapidez do que no dia a dia empresarial, lidar com questões importantes para o desenvolvimento deles e da organização. A relação entre feedback e mudança de postura, por exemplo, assim como a relação trabalho e recompensa, são características gerais que norteiam a preocupação de colaboradores de RH e de gestores.
Trazendo para o campo real: a gamificação é eficaz na integração de novos funcionários, na qual já será possível alinhar comprometimentos de forma mais interativa e leve.
Última dica: para aplicar a estratégia em uma instituição, é importante ter em mente o público-alvo, ou seja: para a integração, equipe de compras ou departamento comercial, a linguagem e o storytelling terão papéis diversos, assim como o objetivo.
É a partir daí, ao pensar nas necessidades e onde se quer chegar, que nasce uma aplicação de gamificação eficiente.
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