Learning Analytics: o que é, como funciona e por que ela é essencial na educação corporativa

Learning Analytics (LA) nada mais é que uma aplicação educacional de análise da Web voltada para a criação de perfis de alunos. Ou seja, um processo de coleta e análise de detalhes das interações individuais dos alunos em atividades de aprendizado online. Então, caso você possua em sua empresa iniciativas de educação, como universidades corporativas, por exemplo, esta é uma ferramenta essencial.

Isso porque a análise de aprendizagem é a medição, coleta e geração de relatórios de dados sobre alunos, experiências de aprendizado e programas de aprendizado para fins de entender e otimizar o processo de ensino-aprendizagem e seu impacto no desempenho de uma organização. Vamos saber mais a seguir.

Saiba mais sobre a Learning Analytics

A Learning Analytics de aprendizagem procura entender mais sobre uma atividade de aprendizagem específica. Para isso, a categoria de experiência de aprendizagem geralmente responde a perguntas sobre padrões de uso para uma atividade específica, como:

  • Quanto está sendo usado?
  • Existe algum material importante que não está sendo usado?
  • Quando está sendo usado e por quanto tempo?
  • Quais recursos ou tópicos os alunos mais pesquisam?
  • Como os aprendizes navegam na experiência?

Também procura entender mais sobre uma pessoa específica ou um grupo de pessoas engajadas em atividades nas quais a aprendizagem é uma das saídas. Assim, abrange questões sobre padrões de uso e desempenho para alunos específicos, como:

  • Quem está treinando mais?
  • Todos nesse grupo concluíram o treinamento de conformidade?
  • Quais habilidades essa pessoa / grupo tem? Onde estão as lacunas?
  • Quem precisa de desenvolvimento? Quem são funcionários de alto potencial?
  • Em quais tópicos esses alunos estão interessados?

Dessa forma, a partir das respostas a essas perguntas é possível iniciar o caminho até a construção de um perfil.

Conheça os níveis da Learning Analytics

A Learning Analytics é uma ferramenta que pode ser classificada em quatro níveis: medição, coleta, análise e relato de dados. Embora cada um desses níveis seja corretamente referido como analytics, eles significam coisas muito diferentes em termos de complexidade, dificuldade e poder.

No nível de mediação, o Google Analytics começa com a medição ou com o simples ato de rastrear coisas e registrar valores para nos contar o que aconteceu. A medição não exige matemática ou estatística complicada, mas você deve começar coletando dados. Caso contrário, é impossível fazer qualquer análise.

Dessa maneira, os dados podem ser tratados das seguintes formas:

  • Dados de alto nível: podem fornecer uma visão geral de relatórios internos e externos e podem ser usados ​​para fins de planejamento organizacional;
  • Análises acadêmicas: números sobre retenção e sucesso, usados ​​pela instituição para avaliar o desempenho;
  • Mineração de dados educacionais: usada para procurar padrões nos dados;
  • Análise de aprendizado: Uso de dados, que podem incluir ‘big data’, para fornecer inteligência acionável para alunos e professores.

O uso mais comum da LA é identificar alunos que parecem menos propensos a ter sucesso acadêmico e a permitir intervenções direcionadas para ajudá-los a alcançar melhores resultados.

Toda vez que os alunos interagem com sua instituição educacional, neste caso a sua iniciativa de educação corporativa, registrando-se em um sistema virtual de gerenciamento de aprendizado, enviando uma avaliação online, fazendo um teste online ou visitando a biblioteca, eles deixam rastros digitais. Esses traços digitais podem ser coletados e analisados ​​para otimizar o ensino e a aprendizagem.

Vantagens da Learning Analytics para a educação

Essa ferramenta apresenta diversas vantagens quando o assunto é educação e essas vantagens podem ser transportas também para a educação corporativa. Veja algumas delas:

  • Garante a melhoria do processo de ensino-aprendizagem – com muitos professores usando dados para melhorar sua própria prática e muitas instituições usando a análise de aprendizagem como uma ferramenta de diagnóstico em um nível individual (por exemplo, identificando problemas) – e em nível sistemático (por exemplo, informando a concepção de módulos e programas de graduação).
  • Aumenta as taxas de retenção, pois as instituições usam a análise para identificar estudantes em risco e intervir com orientação e apoio.
  • Contribui para a avaliação e atuação com base nos resultados diferenciais da população estudantil, com o uso de análises para monitorar de perto o envolvimento e o progresso de subgrupos de alunos, estudantes de áreas de baixa participação, em relação a todo o corpo discente, antes mesmo dos resultados da avaliação serem disponibilizados.
  • Facilitada o desenvolvimento e introdução da aprendizagem adaptativa, ou seja, aprendizagem personalizada entregue em escala, em que os alunos são direcionados para materiais de aprendizagem com base em suas interações anteriores e compreensão de conteúdo relacionado e tarefas.

Análise preditiva e prescritiva

Os níveis mais sofisticados de análise podem ser preditivos e prescritivos e muitas vezes dependem de inteligência artificial ou aprendizado de máquina alimentada por grandes conjuntos de dados.

A análise preditiva diz: “com base no que aconteceu no passado, eis o que provavelmente acontecerá em seguida”. Já a análise prescritiva leva isso a um passo adiante e diz: “com base no que provavelmente acontecerá a seguir, a ação que devemos tomar para otimizar o resultado”.

Por fim, a LA conta com mecanismos de recomendação altamente inteligentes que proporcionam o aprendizado certo, no momento adequado e da maneira mais assertiva para melhorar significativamente o desempenho.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Fale com um especialista agora mesmo!

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *