Conheça vantagens e como aplicar um ótimo treinamento de integração

Saber como inserir um novo colaborador à empresa é tão importante quanto o processo de recrutamento e seleção. Todo aquele esforço de encontrar o melhor profissional para a vaga pode escorrer pelo ralo, caso não haja um treinamento de integração adequado.

Não valorizar essa etapa é mais comum do que imaginamos por parte das companhias. Sem ela, os funcionários podem não se sentir parte da empresa desde o começo, minando a produtividade e a sinergia necessária perante a equipe no curto prazo.

E se você chegou até este artigo porque tem noção de que a integração é essencial e precisa entender como inclui-la ou até mesmo aprimorá-la na sua rotina de trabalho, saberá de uma vez por todas como o fazer a seguir.

O que é um treinamento de integração

Também conhecido como onboarding, o treinamento de integração é, geralmente, de responsabilidade da área de Recursos Humanos das empresas. Nesse processo, o novo integrante tem os primeiros contatos com a missão, visão, valores e cultura da organização.

A ideia é inserir o colaborador o quanto antes na rotina da empresa e engajá-lo a buscar resultados em prol do crescimento da companhia.

Recomenda-se que o treinamento seja aplicado logo no primeiro dia de trabalho do profissional. Às vezes, uma integração dura mais de um dia, chegando até a uma semana de duração. Independentemente do tempo, o objetivo deve ser conscientizar as novas pessoas sobre a cultura organizacional e seu papel no crescimento da empresa como um todo.

No processo, também é preciso pensar nos funcionários com mais tempo de casa. A vinda de novos membros pode afetar diretamente a rotina dos times, e o onboarding deve ser configurado para socialização e redução desse possível impacto.

Como aplicá-lo no dia a dia

O treinamento de integração não pode ser feito na intuição. É uma etapa muito importante para ser simplesmente executada no feeling, o que pode gerar perda de tempo do profissional de RH e dinheiro da empresa. Por isso, elencamos algumas dicas de como realizá-lo:

Torne o processo simples

Pense que um novo colaborador está, sim, animado com a oportunidade, mas não é por essa razão que você deve demandá-lo de muita informação logo nos primeiros dias.

Para facilitar o onboarding, ofereça ao funcionário um cronograma de atividades e ou/tarefas claro. Se possível, realize essa parte de treinamento por meio de algum sistema de e-learning –  evita-se toda aquela papelada e torna o processo mais fácil, também, para você.

Por fim, direcione a pessoa para as tarefas que terá de cumprir, como algum tipo de treinamento, a compreensão do organograma ou até mesmo os códigos de cultura da empresa.

Estipule metas claras e alcançáveis

A velocidade exigida pelo mercado de trabalho não deixa a gente perder tempo, não é mesmo? É exatamente por isso que você, como profissional de RH, precisa estabelecer metas claras, para garantir que o treinamento de integração seja cumprido no prazo correto.

Essas metas também estão ligadas ao que o profissional vai executar no dia a dia. Alinhe junto ao gestor do departamento quais são esses objetivos de médio e longo prazo e repasse tudo ao treinando, logo nesse começo. O acompanhamento da performance desde o início estimulará o contratado a fazer cada vez melhor suas funções.

Garanta qualidade no treinamento

Já falamos aqui sobre a importância de trazer o e-learning à integração, pela questão da facilidade. Outro ponto essencial de “digitalizar” o processo é a possibilidade de inserir, de forma ágil, recursos como gamificação, vídeos, quizzes e fóruns de discussão no próprio onboarding.

Outra vantagem é que a coleta de feedbacks é muito mais eficiente dessa forma tecnológica, por assim dizer. Você pode trabalhar com dashboards, indicadores e gráficos que irão facilitar a compreensão da integração, de fato, de cada funcionário.

Estimule um ambiente agregador

De nada adianta fazer treinamentos eficientes, se a cultura da empresa não tem como pilar um espírito receptivo. Os funcionários com mais tempo de casa precisam receber bem o novo colega, não só por uma questão comportamental, como também para que se sinta confortável para executar suas atividades no dia a dia.

Afinal, quem merece ser recebido por gente que reclama pelos cantos e desestimule quem acabou de chegar, não é verdade?

À procura de um parceiro especialista em realizar treinamentos corporativos? Entre já em contato com a Didaxis!

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *