Como medir os resultados das ações da sua empresa em T&D

Investir em treinamentos é investir, diretamente, em pessoas. Se antes o desafio estava no custo, que era muito mais alto devido à falta de tempo, barreiras físicas e geográficas e produção de material, hoje isso está se modificando ─ e não é à toa, uma vez que a internet e as novas tecnologias proporcionam métodos digitais para a realização desses eventos.

Com a implantação do e-learning e dos treinamentos on-line, os números dos resultados são muito mais sólidos e palpáveis para serem analisados posteriormente. Isso acontece devido ao fato dessas ferramentas digitais facilitarem a mensuração do tempo gasto em cada lição do curso ou, ainda, a quantidade de visualizações ou retenções obtidas em um vídeo (caso o treinamento tenha sido realizado por essa plataforma).

Contudo, mesmo tendo todas essas facilidades à disposição, muitos profissionais de RH não conseguem medir com clareza os resultados dessas ações pelo simples fato de não estabelecerem metas. Conhecidas como objetivos SMART, é imprescindível que essas metas sejam definidas pelos gestores antes mesmo do treinamento ser implementado dentro da empresa, pois, ao estabelecê-las, a análise do desempenho do funcionário poderá ser comparada com o que foi idealizado.

Diante de todos esses desafios, separamos algumas formas da sua empresa medir esses resultados do T&D e perceber que isso não é uma missão impossível. Confira abaixo!

Faça perguntas

Realizar uma pesquisa inicial é de suma importância para entender quais são as expectativas dos participantes para com aquele treinamento. A ideia é fazer com que essas questões sejam transformadas em lições do treinamento e, para tal, aconselha-se que um especialista seja o responsável por essas perguntas, a fim de realizar uma análise mais profunda, tanto das motivações quanto das dificuldades existentes durante a execução do trabalho diário.

Fique de olho na performance

Prestar atenção na performance de cada participante durante todo o processo do T&D facilita na hora da avaliação final, pois esse acompanhamento mostra se a ação está surtindo efeito ou não. Portanto, observe se o conteúdo foi aplicado de maneira satisfatória, bem como se ele foi assimilado da melhor maneira possível pelo funcionário.

Realize pesquisa de reação

Além da observação dos participantes no âmbito coletivo, conversar com cada um deles de forma individual pode mostrar de forma mais efetiva se esses treinamentos estão sendo úteis a eles ou não. Ao pedir as opiniões dos participantes, os pontos fracos e os pontos fortes serão apontados, os quais ajudam a melhorar o processo numa próxima edição.

Observe o impacto em produtividade

Quando um treinamento corporativo surte resultado, ele é visível na produtividade dos participantes. Para tal, é preciso que haja uma comparação entre o período que antecede a ação e o que o precede, pois assim é possível analisar se os colaboradores melhoraram o seu desempenho e se os pontos que o interferia foram suprimidos.

Calcule o ROI

O ROI (Retorno Sobre Investimento) é um indicador que calcula quanto dinheiro a empresa ganhou ou perdeu com os investimentos em T&D feitos. Com ele em mãos, você pode verificar o que está dando certo e, para aquilo que não está, pensar em maneiras para melhorar.

Para calcular esse indicador, é muito simples – basta seguir a seguinte fórmula:

ROI = (Receita – Custo) / Custo

Ex: ROI = (50.000 – 20.000) / 20.000, ou seja, ROI = 1,5

Em outras palavras, o ROI desse exemplo hipotético foi de 1,5x maior que o investimento inicial – 150% de retorno.

Invista em sistemas de dados e informações para tomadas de decisões

Ter sistemas de informações e gerenciamento de aprendizagem dentro da empresa é de grande ajuda na hora de tomar decisões importantes sobre qualquer assunto. Isso se deve ao fato deles auxiliarem na evolução do negócio, na otimização de processos e na redução de custos. Portanto, conseguir visualizar todos os indicadores de maneira eficiente e precisa é fundamental antes de qualquer tomada de decisão.

 _______

 A área de treinamentos e desenvolvimento vem crescendo cada vez mais e, ao aplicá-la dentro de uma empresa, as chances do ROI total crescer é grande, já que a área humana, uma das mais importantes dentro de uma organização, estará sendo aprimorada.

Além disso, o T&D garante o não desperdício de dinheiro com novas contratações e com treinamentos de integração, uma vez que se torna mais fácil fazer os colaboradores que já estão na empresa crescerem junto a ela quando você investe em capacitação.

Caso alguma dúvida tenha surgido durante a leitura desse artigo, não hesite em nos contatar. Fale com um especialista.

Obrigado por chegar até aqui e até a próxima!

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *