A chamada era da informação e as transformações digitais ocorridas nos últimos tempos trazem uma nova realidade na identificação do potencial e capacitação dos profissionais.
O machine learning, ou aprendizado de máquina, surge nesse contexto como um grande aliado para os processos de treinamento e desenvolvimento de pessoas.
Se hoje já somos capazes de fazer compras por meio de comando de voz, receber atendimento por bots e até mesmo ser direcionados ao melhor filme ou série, de acordo com nossos gostos, na área de T&D essa tecnologia também causa efeitos positivos.
Plataformas de LMS (learning management system, ou sistema de gestão do aprendizado), por exemplo, já possuem recursos capazes de identificar dúvidas e necessidades específicas para cada colaborador, automatizando trilhas de aprendizado individualmente.
Quer saber mais sobre como o machine learning pode ser utilizado na capacitação profissional? A seguir você vai compreender as principais aplicações e vantagens dessa tecnologia.
Afinal, o que é machine learning?
Como o próprio nome diz, é uma forma de as máquinas aprenderem através de padrões de uso de ferramentas e comportamento, sem necessariamente serem programadas para tal. Funciona como um método de análise de informações.
A partir da programação prévia de um software que detecta esses padrões, o machine learning observa possíveis resultados para, assim, adaptar o próprio direcionamento a atividades que resultarão no melhor resultado para o usuário.
Se no meio do processo o sistema identificar um novo e mais eficiente padrão de ação que leva a executar uma tarefa com mais eficiência, automaticamente será aplicada e repetida toda vez que identificar essa necessidade.
É uma correlação extremamente veloz de dados e comportamento, resultando em uma atividade baseada nos padrões. Um exemplo prático são os chamados chatbots, presentes em redes sociais, e-commerce e, também, em sites de grandes marcas. Por meio da identificação de padrões nas interações, os robôs processam dados e enviam as respostas mais adequadas às dúvidas desses usuários.
Como o machine learning se aplica na capacitação
A estruturação de dados complexos (big data) e a transformação digital deu novas possibilidades à área de treinamento e desenvolvimento. Nesse contexto, o machine learning apoia diversas ações, que listaremos a seguir:
Definição dos melhores treinamentos aos colaboradores
Não é somente ao usuário que o machine learning apresenta benefícios. Por trás de toda a automatização de processos de atendimento, é possível coletar insumos essenciais para o desenvolvimento de treinamentos.
Em um contexto de vendas, por exemplo, o aprendizado de máquina apontará quais são as principais razões para a perda de clientes. Imagine que, em uma situação de negociação, o sistema reconhecerá se o vendedor falhou em determinado processo, faltou com alguma informação do script ou, ainda, não respondeu corretamente às dúvidas do potencial cliente.
Coletando dados como esses, a empresa pode desenvolver treinamento direcionados para aumentar a produtividade assim como os resultados no curto prazo.
Levantamento de gaps em habilidades e competências
Uma grande vantagem das máquinas é que, com elas, não existem aspectos subjetivos. O machine learning chegou para que a área de T&D identifique o que o negócio precisa, e não aquilo que os colaboradores apontam como necessidade.
Com uma base de dados, hoje é possível criar uma plataforma de avaliação técnica e comportamental. Por trás da vivência e performance de cada funcionário, o machine learning identifica motivações, rendimento e dificuldades.
Contar com esses insumos é de extrema importância para a valorização da área de recursos humanos como um todo. O machine learning vai aprender com os acertos e as falhas dos profissionais, identificando o que realmente precisam para produzirem mais e melhor.
Aprimoramento do e-learning
Se a sua empresa já aplica treinamentos digitais a distância e colhe bons frutos, saiba que o machine learning vem para melhorar ainda mais essa modalidade da educação corporativa.
Com o aprendizado de máquina, você poderá disponibilizar conteúdos automaticamente, de acordo com o engajamento e performance de cada aluno.
Imagine aqueles profissionais que passam muito tempo em um mesmo módulo ou até mesmo não alcançam a pontuação desejada. Através do machine learning, eles terão como oferta, automaticamente, um novo conteúdo que os estimulem a acompanhar com mais afinco um curso, por exemplo.
Não tem segredo. Quanto mais interações, mais os robôs aprenderão. É com o acúmulo de informações diárias que os seus treinamentos evoluirão.