Projeto de educação corporativa: 3 passos para defender o seu

Obter vantagem competitiva significa estar à frente dos concorrentes não só por oferecer um melhor produto ou serviço. O sucesso também depende dos talentos de uma empresa e do quanto ela consegue extrair o máximo de cada um deles.

É preciso ter colaboradores realmente preparados para encarar os desafios impostos pelo mercado. Por isso, é fundamental que a sua organização tenha um projeto de educação corporativa.

As áreas de recursos humanos e treinamento e desenvolvimento são, geralmente, as responsáveis por construir uma estrutura adequada para potencializar habilidades e competências dos funcionários.

Hoje, no meio corporativo, fala-se muito em inovação. E se engana quem pensa que inovar é sinônimo apenas de tecnologia. Claro, existem ferramentas que auxiliam e otimizam o dia a dia de todos, porém são as pessoas que fazem a diferença.

Essa busca pela competitividade tem se revelado uma inovação constante e, para isso, as empresas passaram a investir, cada vez mais, em qualidade de serviço e aperfeiçoamento intelectual.

Muito disso passa por saber fazer adequadamente a gestão do conhecimento, que tem total relação com entender qual é o conteúdo, o formato e a linguagem de treinamentos mais atrativos que os seus funcionários melhor irão se adaptar.

As aulas podem ser em formato presencial, com uso de material didático e em local físico, na modalidade elearning, 100% a distância, como também podem ser híbridas.

Por isso, neste artigo, vamos mostrar a você o que é um projeto de educação corporativa, os objetivos e os três passos essenciais para você defender a implementação do seu para o corpo diretivo da empresa onde trabalha. Continue a leitura e confira!

3 passos para você criar e defender o seu projeto de educação corporativa

Antes da lista, vale um esclarecimento. Se você ainda não sabe ao certo o que é um projeto de educação corporativa, seu objetivo é trazer, de forma clara, a melhora da produtividade no trabalho, a satisfação dos clientes e os resultados financeiros da empresa – ROI, aumento das vendas e a redução de custos. Alguns pontos-chave:

  • desenvolver habilidades faltantes na empresa
  • integrar os funcionários na cultura organizacional
  • estimular o espírito de liderança e empreendedorismo
  • qualificar pessoas de forma contínua e evolutiva
  • promover a qualidade vida dentro e fora do trabalho
  1. Esteja seguro de você e do seu projeto

Aqui, vale uma espécie de autocrítica: você está realmente na condição de defender um projeto de educação corporativa, transformando, muito provavelmente, a cultura e a dinâmica de treinamentos da empresa?

Não leve a mal, mas o ponto aqui é você estar seguro de que o seu chefe direto ou, ainda, a diretoria da empresa estão abertos a escutar e confiar no seu projeto. Nessa fase de ideias, a indicação é que você, inclusive, envolva algum decisor, caso esse não seja você mesmo.

Depende da cultura da empresa, realmente. Existem aquelas que são totalmente abertas a novas ideias, de quem quer que seja. Outras, precisam ter mais segurança sobre as intenções e projeções de um colaborador para apostar financeiramente em algo novo.

  1. Tenha certeza do que você quer

Universidade corporativa é um tema em voga, e muitas companhias querem estar por dentro das principais tendências. Mas vale uma parada para a reflexão. Por que você quer implementar um projeto de educação corporativa? Quais são as reais necessidades na gestão de pessoas?

Antes de começar a pensar no formato dos programas de treinamentos para a sua empresa, esteja certo do que realmente fará a diferença tanto para o negócio quanto para o time de funcionários. Tenha foco naquilo que realmente será importante; não queira atirar para todos os lados.

Se o gap está em vendas, comece por propor uma trilha que estimule competências e habilidades comerciais, por exemplo. Ou seja, não adiante pensar em cursos e treinamentos para todos, uma vez que, eventualmente, não terão engajamento e aderência.

  1. Faça o planejamento corretamente

Coloque no papel todos os problemas e necessidades da empresa para com educação corporativa. Esse levantamento prévio é superimportante para mostrar que o conteúdo que transmitirá no futuro será absorvido com efetividade pelos colaboradores e, depois, reproduzido no dia a dia de trabalho, com resultados tangíveis.

Nessa etapa, apresente, também, a(s) modalidade(s) que pretende implementar. Presencial, a distância ou blended (mescla dos dois primeiros itens)? Entender qual se adapta mais às necessidades dos profissionais é um bom argumento para defender o seu projeto de educação corporativa.

Por fim, busque soluções e fornecedores que se adequem ao seu raciocínio e inclua nesse planejamento.

 

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