Programa de treinamento: 9 razões para ser um parceiro de negócios

Engana-se quem pensa que os investimentos em pessoas diminuíram nos últimos tempos, apesar da turbulência econômica.

Um levantamento de 2017 realizado pela Integração Escola de Negócios, em parceria com a ABTD e Carvalho & Mello Consultoria Organizacional, revelou que o investimento em programas de treinamento no Brasil superou em 21% o do ano anterior – o que resultou em R$ 788 por colaborador.

O estudo, intitulado Panorama do Treinamento no Brasil, contou com a participação de mais de 700 profissionais de T&D, de empresas de diversos portes e segmentos.

É interessante avaliar, por meio desses números, que o treinamento organizacional deixou de ser uma mera vitrine de cursos pontuais para se tornar parte essencial das estratégias e dos resultados de negócios.

Um departamento que, antes, era medido somente pela quantidade de cursos aplicados ou até mesmo de treinandos com cursos concluídos é, hoje, cobrado por ser um dos protagonistas das organizações.

Por isso, neste artigo você confere nove razões pelas quais os programas de treinamentos devem ser considerados parceiros de negócios para qualquer empresa. Continue a leitura para saber tudo!

  1. Identifica necessidades e direciona investimentos

Mapear as falhas e pontos altos das habilidades e competências do quadro de funcionários é papel da área de T&D. Descobrindo as lacunas nesse sentido, os profissionais responsáveis pelos treinamentos são quem possuem a responsabilidade de apontar qual será o foco no desenvolvimento de pessoas, assim como quanto dinheiro precisará ser investido para alcançar os objetivos em pouco tempo.

  1. É quem dita as regras para a capacitação

Como protagonista do desenvolvimento de pessoas, o departamento de T&D é quem, além de identificar necessidades, irá demandar quais as ferramentas necessárias para capacitação. São os profissionais do setor que saberão quais sãos os materiais, investimentos e tecnologias mais aderentes às necessidades da educação corporativa.

  1. Faz mais, com menos

Até alguns anos atrás, aplicar treinamentos custava caro e, ainda, era necessário praticamente parar toda uma operação para tal. Hoje, com a oferta de ferramentas, como o LMS (learning management system), as equipes de T&D otimizam a transmissão do aprendizado e capacitam pessoas com menos custo, mais ganho para o negócio e, também, em menos tempo.

  1. Desenvolve pessoas com eficiência

Treinamento e desenvolvimento é, antes de mais nada, conferir um aprendizado capaz de aumentar a produtividade individual e de equipes no curto e médio prazos. Por isso é tão importante que a área de recursos humanos da empresa apoie as ações de T&D, uma vez que está clara a sua contribuição para os resultados do negócio.

  1. Age com a velocidade necessária

O mercado é altamente competitivo e está em constante transformação. Uma pessoa que não se sinta valorizada profissionalmente vai procurar a empresa vizinha. Portanto, uma questão solucionada por T&D é agir rápido, no sentido de identificar o que o mercado exige e o que os colaboradores enxergam como importante para o crescimento de suas carreiras.

  1. Motiva pessoas e equipes

O cenário atual não é dos mais otimistas, apesar de as mudanças recentes no cenário brasileiro apontarem para um norte mais positivo. No entanto, esse quadro instável, com cortes de pessoas e áreas sendo reduzidas, causa medo e desmotivação nos profissionais.

Cabe ao setor de treinamento e desenvolvimento estimular essas pessoas não só a executar o seu trabalho como também aprender novas atividades – necessárias para suprir essa escassez presente na maioria das empresas.

  1. Engaja colaboradores com os resultados da companhia

Transparência na informação é sempre importante. E quando falamos em abrir os resultados da empresa, isso é primordial. A equipe de T&D tem o papel de transmitir essas estratégias aos times, de forma que estejam preparados a atingir as metas estipuladas.

Pedir apoio de parceiros internos, como comunicação ou endomarketing, ajuda bastante no engajamento dos funcionários em relação ao alcance dos objetivos macro da organização.

  1. Gera e canaliza conhecimento

O T&D de qualquer empresa precisa ser responsável sobre o que chamamos de gestão do conhecimento. Saber gerir a informação que roda pela empresa é fundamental para melhoria de processos de gestão de pessoas, assim como para atualização constante dos funcionários.

Para isso, contar com uma plataforma de LMS, novamente, é o caminho indicado. Lá, você cria, hospeda e distribui conhecimento em larga escala, de forma organizada e ao encontro dos resultados que a empresa precisa buscar.

  1. Retém talentos

OK, valorização financeira é importante, mas não é tudo. Os colaboradores precisam se sentir valorizados, também, pelo intelecto. Ou seja, ao investir em habilidades e competências das pessoas, essas se sentirão valorizadas e capacitadas, todos os dias.

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