O papel da universidade corporativa na formação do profissional

Não é de hoje que as empresas perceberam a necessidade de investir no capital humano. Um estudo recente da consultoria Deloitte revelou a tendência de as organizações brasileiras direcionarem ações para as chamadas universidades corporativas.

O estudo, intitulado “Educação Corporativa no Brasil”, ouviu 126 companhias de pequeno, médio e grande portes, mostrando que 28% delas já possuem infraestrutura física ou virtual para capacitar funcionários. Desse total, 63% informaram que investem ao menos 0,5% do faturamento anual em processos de aprendizagem.

Ainda, segundo o levantamento, mesmo as 72% que não utilizam uma universidade corporativa disseram querer mudar esse quadro logo e implantar um projeto de educação na empresa em dois anos, no máximo.

Mas, afinal, o que é uma universidade corporativa?

Uma UC nada mais é que uma estrutura na organização responsável por treinar e capacitar os colaboradores por meio de cursos e pílulas de conhecimento, podendo ir a aplicações bem específicas, operacionalmente falando, até uma graduação a nível superior – por meio de instituição de ensino vinculada.

Seu principal objetivo é ofertar cursos e treinamentos altamente customizáveis, para atingir totalmente as necessidades de uma empresa, seja nas questões culturais, comerciais, estratégicas ou até mesmo políticas.

Esses cursos podem ser tanto presenciais como a distância; essa última modalidade, a mais praticada pelo mercado até por uma questão de custos e flexibilidade, principalmente.

Promover uma universidade corporativa é importante para o crescimento contínuo do corpo de colaboradores, o que ajuda bastante na questão da produtividade, competitividade e, consequentemente, na elevação dos resultados.

Também, é ótima para o fortalecimento do chamado employer branding, ou seja, uma marca empregadora, capaz de atrair os melhores talentos.

Resumindo, implementar uma UC na sua empresa não é somente ter compromisso com a distribuição do aprendizado de qualidade, mas, também, a realização da orientação estratégica, posicionamento e qualidade do aprendizado. É valorizar o crescimento do patrimônio intelectual do negócio.

4 vantagens da UC no desenvolvimento de pessoas

Via de regra, é responsabilidade do departamento de recursos humanos a estruturação e prática de uma UC. A seguir, listamos quatro vantagens dessa estratégia de educação. Confira:

  1. Treinamento sólido, continuo e objetivo

Não dá para dormir no ponto. A competitividade do mercado é tão alta, com tantos novos players chegando, que investir em pessoas é, hoje, premissa para uma empresa reter talentos e obter sucesso.

Exatamente por isso, uma grande vantagem da universidade corporativa é aplicar e/ou reciclar conhecimentos focados na realidade da organização. Uma UC precisa unificar os objetivos dos líderes e subordinados, e a modalidade e-learning é muito boa nesse sentido.

Por meio de uma plataforma online, é possível aplicar cursos em massa, porém flexíveis na questão do cumprimento de prazos e local de realização.

Ao contrário de um treinamento convencional, uma UC a distância vai ajudar você a centralizar as soluções de aprendizagem organizacional e dar a velocidade necessária para desenvolver novas competências.

  1. Desenvolvimento da liderança

Outro benefício da UC é o seu poder de capacitar novos líderes. Trilhas de conhecimento em educação empresarial precisam caminhar para o desenvolvimento de novos gestores, e uma universidade corporativa não desenvolve somente aspectos operacionais, como também habilidades e competências de liderança.

As universidades corporativas buscam programas para a aplicação de mapas de talentos, coaching, mentoring, entre outros, para criar cursos ainda mais claros para seus membros.

  1. Foco nas habilidades e competências

Assim como o desenvolvimento de líderes, a UC também se preocupa em aprimorar as capacidades técnicas que servem de suporte às atividades operacionais da empresa. Aqui, o objetivo é assegurar o alinhamento com as estratégias do negócio, aplicando abordagens de treinamento baseadas nos gaps de competências da empresa.

  1. Estimular bons resultados

Além de capacitar a liderança e a parte operacional da empresa, a universidade corporativa tem bastante influência nos resultados da companhia. Afinal, o investimento em educação e no capital humano precisa se justificar no médio ou longo prazos.

Investir na estruturação de uma UC é sinônimo de melhora no desempenho dos funcionários. Ela auxilia no processo de inovação, sem perder o foco nas raízes da cultura da organização. Dessa forma, consegue se justificar na questão do ROI e na elevação do faturamento da empresa em pouco tempo.

 

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