ROI – Investindo para obter resultados

A velocidade atual das mudanças e inovações exige que se mantenha um investimento constante em treinamento como forma de identificar, promover e estabelecer as melhores práticas comerciais que levarão uma empresa até seus objetivos e ao seu sucesso comercial.

Uma vez que o desempenho dos funcionários é um reflexo direto da estratégia organizacional, o investimento em eLearning tornou-se fundamental para atingir estes objetivos e também para promover a retenção e promoção de talentos. Mas justificar estes investimentos não é uma tarefa fácil – o maior desafio dos gestores de RH e Treinamento é entregar uma mensuração adequada dos investimentos e retornos financeiros obtidos através da educação corporativa. Mas como construir um investimento que traga bons retornos financeiros?

 

Conheça seus custos

Implantar um treinamento não é tarefa simples. Os custos com plataformas LMS, produção de conteúdo e contratação de especialistas é parte relevante daqueles investimentos que podemos calcular com clareza. Por isso é importante conhecer o que o LMS pode entregar e aproveitar profundamente todas as suas potencialidades, além de estudar bem o que o sistema tem a oferecer para não investir em tecnologias que não são necessárias para seus objetivos. A produção de conteúdo também deve ser bem planejada, para que sua construção se dê sobre bases sólidas, assertivas, diminuindo a necessidade de correções e complementos.

 

Aposte no blended learning

Apostar na construção de um treinamento com diferentes práticas e plataformas de ensino é uma excelente forma de aplicar seus recursos. A variedade de construções que o blended learning comporta (como produção de conteúdo para mobile, videoaulas, aulas presencias e online) permite que as organizações direcionem seus investimentos de forma flexível, permitindo priorizar uma ou outra plataforma em função de custos – e sem perder qualidade, uma vez que o blended learning permite rápida adaptação a mudanças respeitando o planejamento inicial e garantindo migrações tranquilas entre forma e conteúdo.

 

Entenda os resultados para além de valores nominais

Os benefícios de um treinamento são significativos, mas nem todo seu valor pode ser transformado em moeda – ao menos não da mesma forma que outros investimentos. Investir em educação corporativa é construir uma força de trabalho leal e competente. É garantir qualificação e promover cultura corporativa. Investimentos em treinamento também já se provaram responsáveis por reduzir o turn over, diminuindo os custos relacionados a contratações e demissões, além de serem responsáveis por aumentar significativamente o nível de motivação e engajamento dos funcionários. Não é qualquer treinamento que chega a estes resultados – para isso acontecer é necessário construir um processo de aprendizado que crie verdadeiras experiências e gere valor não apenas para a empresa, mas também para seus funcionários

 

Mensurar os resultados de um treinamento pode ser simples quando consideramos os custos práticos, mas pode se tornar um desafio quando esbarramos com resultados difíceis de calcular em termos financeiros. A equipe de gestores precisa analisar profundamente seus objetivos e resultados para construir suas próprias métricas de avaliação.

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *