Descubra 5 dicas para inovar com o seu sistema LMS

Não é de hoje que o sistema LMS (Learning Management System) vem colaborando nos processos de T&D e nos resultados das empresas. Lá fora e no Brasil, há alguns anos, muitos profissionais contam com a tecnologia na educação corporativa.

Apesar de já estar consolidada no mercado de recursos humanos como um modelo que funciona, a ferramenta LMS também precisa evoluir ao longo do tempo.

Os cursos online, ou o ensino a distância (EaD), estão em franca expansão também no contexto empresarial. Existe cada vez mais gente usando, trazendo novos desafios para os gestores de RH e treinamento corporativo.

A velocidade e o volume de informações recebidas todos os dias torna o aprendizado cada vez mais complexo. Existe uma nova geração chegando ao mercado de trabalho, nascida e crescida na era do conhecimento e da inovação.

Por isso, listamos aqui cinco dicas que irão ajudar você a oferecer as melhores e mais atuais práticas do mercado com o seu sistema LMS. Vamos lá?

  1. Pense na nova geração de profissionais

Você já deve estar cansado de escutar sobre o comportamento da geração dos Millennials e como impacta o ambiente de trabalho. O certo é que, realmente, o mundo no qual essas pessoas cresceram e crescem é mais interativo, social e, também, orientado a dados (lembra da era do conhecimento?).

Fica claro que não dá para seguir com um sistema LMS padrão, com escopo antigo e pouco interativo, por exemplo. Alguns pontos que você deve buscar na sua ferramenta de gestão de aprendizagem:

  • interface moderna, que ofereça ótima experiência ao usuário (UX);
  • promoção de interações pautadas no aprendizado social;
  • muita gamificação, com recompensas que engajem;
  • experiências personalizadas e customizáveis de navegação;
  • compatibilidade dos recursos com aparelhos móveis.

Este último item, inclusive, vale um capítulo à parte, que abordaremos a seguir.

  1. Invista em mobile learning

O mundo é dos smartphones. E, no contexto da educação empresarial, não é nenhum exagero dizer que aprender via celular é a tendência mais forte daqui para frente. Pegam carona nesse movimento a gamificação, o microlearning e o app learning (falaremos mais desses dois últimos itens ainda neste artigo).

O chamado BYOD (bring your own device) já é uma realidade e, também por isso, a expectativa é ver o uso ainda mais frequente e eficaz do aprendizado móvel nos próximos anos.

O conceito do aprenda a qualquer hora, de qualquer lugar, é a essência do mobile learning. É justamente essa flexibilidade que os entrantes no mercado de trabalho exigem para equilibrar profissão e qualidade de vida.

  1. Atenção ao microlearning + app learning

Uma avalanche de conteúdos nos seus cursos online pode acabar desmotivando e assustando os funcionários. Sem falar na dificuldade de retenção do conhecimento. Nesse sentido, o microlearning, ou pílulas, chegam para fracionar a oferta de conteúdo.

Dessa forma, o profissional acompanha tudo em módulos e tem mais flexibilidade de parar para aprender no meio do expediente – ou até mesmo em casa.

Reforçando esse conceito, surge o app learning. Nada mais é que um app atrelado ao seu sistema LMS, que vai apoiar a aplicação dessas pílulas por meio de devices mobile, como o smartphone ou o tablet.

  1. Priorize os vídeos em suas produções

É uma loucura o quanto os vídeos vêm tomando a posição do conteúdo em texto na internet, não é mesmo? Treinamento e desenvolvimento online também não fogem disso.

Os cursos baseados em vídeo estão crescendo para ser um meio eficaz para a criação de módulos de aprendizado atraentes e que estimulem o engajamento dos colaboradores. Também, já é comprovado que o vídeo é o formato que mais agrada aos olhos da geração mais nova, que vai dominar o mercado de trabalho em poucos anos.

O custo das produções vem diminuindo a cada ano. Hoje, você consegue gravar um vídeo de qualidade somente com um smartphone, por exemplo. Basta criar um script e fazer, sem medo.

Mais uma dica aqui é usar cada vez mais as videoconferências tanto para redução de custos como no encurtamento das distâncias.

  1. Utilize o learning analytics

Use e abuse dos relatórios. Direcione seus treinamentos e investimentos em educação corporativa com base em dados. Boas ferramentas LMS são capazes de coletar informações importantes, como duração de acompanhamento de cursos, desempenho de alunos e até mesmo o posterior compartilhamento do conhecimento.

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *