OK, chegou o momento de investir mais em pessoas, mas você não tem braço para executar tudo o que vem pensando. Talvez seja a hora de considerar empresas de treinamentos corporativos, ou o outsourcing em T&D.
Neste post, a ideia é focarmos no universo do e-learning, tema principal do nosso blog. E você se engana, se pensa que o fato de ter o ensino direcionado para o meio online minimiza as possibilidades de terceirização.
Muito se fala na importância de internalizar todos os processos de uma universidade corporativa, mas o fato é que a realidade das organizações aqui no Brasil, muitas vezes, não permite abraçar tudo de uma vez.
Por isso, a relação custo-benefício do outsourcing em treinamento e desenvolvimento dos profissionais vale a pena na maior parte dos casos. Imagine, por exemplo, ter que contratar em uma só leva designer instrucional, instrutor e profissional de TI. Sabemos que nem sempre isso é possível.
A verdade é que terceirizar mão de obra, em todas as áreas, tem vantagens e desvantagens. Continue lendo o artigo e confira os pontos fortes e fracos ao contar com uma empresa de treinamento corporativo.
As vantagens de serviços terceirizados em T&D
Redução de custos
Pela natureza do e-learning ser a distância, você já pode considerar que, ao contratar uma empresa especializada, reduzirá custos com deslocamentos, locação, hora/homem etc.
Claro que não é uma regra – você pode gastar menos internalizando o T&D digital – porém, a velocidade na hora de contratar uma terceirizada e ver resultados no curto prazo pode acabar compensando nesse sentido.
Rapidez de implementação
Um player especializado em treinamentos a distância fará todo o levantamento do que a sua empresa precisa. Esse olhar de fora, muitas vezes, é importante para identificar gaps e oportunidades no desenvolvimento de pessoas.
Assim, as ações serão priorizadas de acordo com o que a companhia mais necessita, com mão de obra qualificada para tal. Sem falar em uma equipe de TI dedicada 100% ao seu projeto, com profissionais acostumados a implementá-los em empresas de portes e segmentos variados.
Entrega de ponta a ponta
A partir do momento que você contrata um serviço terceirizado de educação corporativa, não precisa desenvolver seus treinamentos. Sim, existem diferentes empresas e soluções, mas, via de regra, você não precisará se preocupar com criação de conteúdos, testes, aplicações de avaliações e até mesmo a mensuração dos resultados.
Sem preocupação com a tecnologia
Um dos maiores entraves das empresas nesse contexto do e-learning ainda é a tecnologia, desde a infraestrutura, passando pelos profissionais e culminando no uso de plataformas de ensino.
Ao contratar uma solução terceirizada, você o seu time de não precisam ter dor de cabeça com tecnologias. Vídeos, animações, gamificação, testes… nem sempre tudo isso é fácil de ofertar sob a visão da tecnologia, portanto, uma dica é escolher uma terceirizada que possa oferecer tudo isso aos seus colaboradores.
As desvantagens de contar com um serviço terceirizado
Desconhecimento da rotina
Por não viver o ambiente da empresa no dia a dia e não absorver sua cultura, a terceirizada de e-learning pode apresentar lacunas. A falta de vínculo de um instrutor com os seus colaboradores, por exemplo, pode atrapalhar o processo de aprendizado.
Essa conexão emocional pode ser importante para engajar os alunos e acelerar o aprendizado. Assim, a produtividade e os resultados da empresa acontecem com mais agilidade.
Compreensão do negócio
Assim como é uma desvantagem a falta de aderência com a cultura, também é muito impactante a fraca conexão com os propósitos do negócio.
Ter bons instrutores e uma infraestrutura elogiável de TI não faz, necessariamente, uma empresa terceirizada ter conhecimento dos objetivos da contratante. Esse fato pode dar margem a problemas na hora do planejamento e execução dos seus projetos educacionais.
Riscos com a segurança
Claro que, ao contratar uma terceirizada, você deve confiar no serviço. Questões de segurança, geralmente, são previstas em contrato. Porém, muitos gestores ficam com o pé atrás nessa questão, por abrir dados confidenciais do negócio.
Antes da contratação, faça um bom benchmarking e converse com colegas de RH de outras empresas. Por fim, priorize aquelas terceirizadas bem indicadas e reconhecidas pelo mercado.