06 competências essenciais que todo gestor de LMS deve ter

O papel do administrador de um LMS é muito importante para os processos de aprendizagem de uma organização e para o desenvolvimento profissional de seus funcionários. Com um bom gestor, o impacto na cultura corporativa da empresa nas pessoas que trabalham na organização será muito mais profundo e positivo – mas quais são as principais competências de um gestor?

Experiência, respeitabilidade e reconhecimento por parte dos colegas, proatividade, tudo isto é relevante, mas para desenvolver projetos e-learning e garantir todos os benefícios de um LMS o administrador precisa ter conhecimentos que cubram da implantação do sistema à coordenação e motivação das equipes, passando pelo processo criativo da estruturação do sistema e seu conteúdo.

Um gestor é bom quando consegue administrar o básico de seu projeto, mas ele se torna excelente quando agrega em si as competências necessárias para uma gestão transformadora tanto para seus alunos, quanto para sua empresa.

Separamos a seguir 06 habilidades e talentos que todo gestor de LMS deve ter para atingir a excelência em suas atividades. Confira!

Liderança

Em organizações menores, o administrador toma decisões de forma independente, mas é preciso ter traquejo social para lidar com a equipe. Todo mundo tem seu próprio jeito de fazer as coisas e às vezes abordagens diferentes são necessárias para reduzir a chance de conflitos – o primeiro desafio que um administrador de LMS deve superar é trabalhar com a diversidade e exercer uma liderança calma e natural sobre todos os envolvidos na execução do LMS. Também é preciso ter habilidade para dar o suporte necessário para conseguir que as várias partes interessadas no projeto cheguem a um consenso e trabalhem em conjunto – isto envolve motivar que os membros da equipe alcancem suas capacidades individuais, porém sempre pensando na coletividade.

Comunicação

Para ser um gestor bem sucedido é preciso trabalhar a capacidade de se comunicar. O LMS é uma plataforma que congrega vários públicos diferentes, com necessidades e papéis distintos na estruturação do treinamento: o gestor deve adequar seu discurso para se comunicar de forma adequada com professores, colegas de departamento, subordinados, alunos, ou seja, em todos os níveis da organização e considerando até mesmo diferencias regionais no caso de projetos que alcancem e trabalhem diferentes praças.

Gerenciamento

O administrador de um LMS atua como um gerente de projetos, por isso precisa desenvolver competências relacionadas a planejamento, construção de objetivos e gerenciamento de tempo. É papel do gestor a atribuição de tarefas, o acompanhamento do desempenho do projeto em si e de cada indivíduo envolvido neste processo, além de lidar com solicitações diversas regularmente. É este profissional que será o responsável pelas operações diárias do sistema, tais como administração, documentação, relatórios, criação, adaptação e entrega dos programas de treinamento, etc.. Competências gerenciais são fundamentais para garantir que os projetos de sua empresa sejam executados dentro do prazo estabelecido e também são parte importante dos índices de produtividade e lucratividade da empresa.

Criação e gestão de conteúdo

Os desafios para ser um bom gestor incluem criar cursos inteiros de treinamento, estruturar módulos específicos, identificar e resolver problemas e ajudar os alunos no desenvolvimento de seus aprendizados. A participação do gestor no processo de criação e design do treinamento os aproxima dos alunos e o saber gerado por esta aproximação resulta em um conhecimento mais profundo sobre as necessidades do público-alvo e suas conexões com os objetivos estratégicos da empresa. Os gestores de um LMS têm o dever técnico de conhecer a ferramenta de autoria do sistema e precisam dedicar tempo para construir novas habilidades e competências relacionadas à estruturação do treinamento. O gestor eficiente deve garantir que a interface seja intuitiva, que os conteúdos e interações sejam envolventes e instigantes e que o treinamento esteja disponível para acesso 24 horas por dia, 07 dias por semana, proporcionando assim a melhor experiência de aprendizado aos alunos – e os resultados esperados para a empresa.

Habilidades analíticas

A maioria das organizações ainda não conta com um analista de dados dedicado ao aprendizado – no entanto, a mensuração do impacto da aprendizagem no dia a dia e nos resultados corporativos é fundamental para a validação e evolução do treinamento. Habilidades analíticas envolvem raciocínio criativo e avaliação criteriosa de todos os dados gerados pelo LMS – os gestores do sistema devem ser capazes de analisar estas informações sob diversos ângulos e variáveis, para extrair delas os indicadores que apontarão para novas e melhores abordagens tanto do ponto de vista dos alunos corporativos, quanto do ponto de vista da organização. O administrador deve se concentrar na análise de informações aplicáveis às métricas e objetivos traçados para o treinamento sem se esquecer de procurar nas entrelinhas por dados que podem apontar para inovações e novos caminhos, verificando constantemente se o sistema está integrando várias fontes de dados e se ele relaciona o aprendizado com dados provenientes de áreas distintas da empresa.

Conhecimento tecnológico

Os Learning Management System são plataformas de aprendizado que atuam em várias frentes: da entrega do treinamento à experiência de aprendizado, de relatórios gerenciais às ferramentas de autoria, diversas ferramentas são consideradas e oferecidas por estes sistemas. O gestor precisa conhecer os recursos e funcionalidades do sistema, sua interface e navegação, a capacidade de processamento e customização, os custos e métodos de manutenção e atualização de softwares e como se dá a integração do LMS com os demais sistemas utilizados pela empresa. Compreender este universo é fundamental para que o gestor seja capaz de atuar de forma segura na definição da plataforma, em sua estruturação e também na resolução de eventuais problemas.

Um gerente de projetos não é apenas a face humana e conhecida do LMS – o gestor é o profissional responsável por fornecer conteúdo de qualidade aos alunos corporativos, por assegurar a correta administração dos dados e por construir o futuro do projeto e-learning da organização. Com as competências certas, este profissional será capaz de proporcionar a todos os membros de seu time uma experiência única de aprendizado – e garantirá à sua empresa uma gestão completa e definitiva sobre todos os aspectos de seu treinamento, reduzindo custos e assegurando investimentos mais assertivos.

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