05 indicadores que confirmam a importância da Universidade Corporativa

O desenvolvimento de talentos, além de ser uma prática enriquecedora para o capital humano de uma empresa, também contribui diretamente para o crescimento dos valores das organizações das quais fazem parte. Por isso, os investimentos em projetos de Universidades Corporativas (UC) têm se tornado cada vez mais frequentes e necessários no mercado de trabalho.

As empresas que mais se destacam em termos de retenção de talentos, clientes e fornecedores; crescimento sustentável e diferencial competitivo são justamente àquelas que colocam o constante aperfeiçoamento de pessoas como estratégica central para o seu desenvolvimento.

A seguir destacamos cinco indicadores que confirmam tal importância:

Valorização e engajamento 

Empregados que se sentem valorizados trabalham com maior engajamento. 79% deles acreditam ser capazes de superar seu concorrente direto e estão três vezes mais propensos a permanecer na empresa. Independente do seu grau de hierarquia dentro da empresa, a consciência de sua importância faz com que a relação satisfação e produtividade fique cada vez mais alinhada e eficaz.

Treinamentos específicos geram mais resultados

Quando os treinamentos são criados com foco nos resultados para o negócio, desenvolvidos especificamente para a realidade daquela empresa, as ações costumam ser duas vezes mais eficientes. Além disso, empresas que estimulam a colaboração no processo de inovação crescem o dobro de suas concorrentes.

Ampla variedade de treinamentos – todos os perfis e bolsos

Há treinamentos com diversas metodologias capazes de serem aplicadas em diferentes realidades corporativas, tanto em questão operacional quanto financeira. Um dos benefícios dos cursos on-line é que eles podem ser reaplicados quantos vezes forem necessários, possibilitando maior flexibilidade dentro do sistema operacional da empresa, enxugando os custos.

Sentimento de pertencer a uma empresa de valor

Os programas de Universidade Corporativa possibilitam a integração de equipes e facilitam a disseminação de conteúdo entre diversas áreas da companhia. Onde os talentos não só se aperfeiçoam, como também se tornam agentes disseminadores de conteúdo – aumentando, e enraizando, cada vez mais o sentimento de ‘pertencer’ a um propósito.

Melhorias que podem ser mensuradas

As melhorias podem ser analisadas não só na questão comportamental dos funcionários, mas o aumento na performance pode ser comprovado com base nos indicadores que servirão de orientação para gestores de diferentes departamentos.

Segundo dados da ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento), o investimento em capacitação no Brasil ainda é muito baixo, quando comparado aos investimentos feitos por países desenvolvidos. As empresas nacionais investem, aproximadamente, 22 horas em treinamento de pessoas por ano. Apesar de ser um número muito baixo, cada vez mais empresas estão reconhecendo a importância da UC e implementando essa capacitação para dentro de sua realidade.

O primeiro passo para escolher um treinamento assertivo é realizar um bom planejamento. Feito isso, é importante encontrar no mercado uma plataforma capaz de comportar os cursos on-line oferecidos e que, acima de tudo, possua o suporte necessário para atender e gerenciar a demanda.

Como citamos anteriormente, os cursos, sejam eles presenciais ou não, precisam ter o “DNA” da empresa para garantir assertividade. Afinal, a UC faz parte de uma estratégia de gestão e deve trabalhar com todos os pontos fortes e fracos da empresa. Sem análise detalhada e planejamento específico, os resultados podem tardar a aparecer.

Trabalhar com métricas a curto, médio e longo prazo também é fundamental para garantir bons resultados.

Com todos esses indicadores, fica cada vez mais claro que a Universidade Corporativa é uma ferramenta capaz de ser aplicada em qualquer organização. O principal é realizar uma boa estratégia, planejamento, disponibilidade de atuação e comprometimento de liderança.

Dentro dessa realidade, temos funcionários cada vez mais satisfeitos, empresas em constante aperfeiçoamento e grande diferencial competitivo.

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