03 passos definitivos para o sucesso de um projeto de Gestão do Conhecimento

Todos os dias as pessoas e empresas ao redor do mundo produzem e acessam milhares de informações distintas – e todos os dias estas informações se multiplicam continuamente, gerando um volume imenso de dados. Compreender e organizar este conhecimento é vital para desenvolver novas competências e promover mudanças positivas e maior rentabilidade para sua operação.

Para organizarmos e utilizarmos este conhecimento de maneira concreta precisamos de uma série de processos e tecnologias que consigam coletar estes dados, armazená-los, compartilhá-los e gerenciá-los efetivamente. Estamos falando da Gestão do Conhecimento!

LMS: a gestão do conhecimento com os melhores resultados

A Gestão do Conhecimento pode impulsionar mudanças culturais, promover inovação, acelerar o processo de aprendizagem e desenvolver diversas vantagens competitivas, oferecendo excelentes benefícios não só para as empresas – quando investimos em gestão investimos no desenvolvimento das pessoas que dão vida a estas organizações, garantindo que sua capacitação e o aprendizado contínuo de novas competências seja o grande diferencial em suas carreiras e gere impactos positivos nos objetivos da companhia.

Um grande diferencial para uma Gestão do Conhecimento efetiva são os LMS, ou learning management system. Estas plataformas de gestão do aprendizado são essenciais para coletar, armazenar, promover, organizar e distribuir o conhecimento existente dentro de sua operação, assegurando um aprendizado efetivo para suas equipes e uma administração completa dos diversos ativos de conhecimento existentes em sua operação (bancos de dados, relatórios, documentos, demonstrações financeiras, procedimentos, políticas e até mesmo a experiência de seus colaboradores e fornecedores).

Um bom LMS é essencial para promover e renovar constantemente o conhecimento produzido e armazenado por sua empresa, por isso listamos a seguir 03 passos fundamentais para garantir o sucesso de seu projeto de gestão!

Passo 01: Identificação das necessidades e objetivos

Empresas não são entidades simples. Um bom sistema de Gestão do Conhecimento deve considerar que uma companhia é formada por pessoas, processos, tecnologias e estruturas diversas, que exigem abordagens diferentes para objetivos diferentes. O LMS é um grande aliado no planejamento estratégico porque permite flexibilidade e customizações que entregam soluções específicas para problemas específicos – um gestor de projetos dedicado no fornecedor é essencial para construir em conjunto os objetivos esperados para o treinamento corporativo e também para auxiliar na construção de novos caminhos quando os primeiros resultados aparecerem;

Passo 02: Definição da estrutura de conhecimento

Uma armadilha comum no processo da Gestão do Conhecimento é tentar coletar e distribuir absolutamente todo e qualquer conhecimento gerado sem distinção – nem todos os dados possuem a mesma afinidade dentro da estrutura corporativa e o custo de coletar e classificar todas estas informações pode tornar o projeto até mesmo inviável. Pense com muito cuidado qual estruturação faz mais sentido para sua empresa, estabeleça uma hierarquia de informações que ajude na identificação de dados relevantes para suas equipes e garanta a aplicação prática do que foi aprendido ao fim do dia.

Passo 03: Implantação em fases

Implantar um programa de Gestão do Conhecimento não é uma tarefa simples. Ao longo do caminho podemos nos deparar com conflitos internos, falta de clareza na construção de objetivos, programas anteriores de treinamento ineficientes, barreiras culturais, limitações tecnológicas, etc. Por isso é fundamental escolher um fornecedor consolidado no mercado, um parceiro que valorize a construção do seu projeto. Uma dica é realizar a implantação em fases – esta é a melhor forma de garantir que a gestão e o LMS trabalhem em conjunto:

  • Estabeleça os valores fundamentais da nova visão estratégica relacionada à criação, compartilhamento e gestão do conhecimento;
  • Compartilhe esta nova visão com seu time e os envolva nas discussões sobre a plataforma e o novo sistema de gestão;
  • Escolha uma plataforma LMS que seja adaptável aos processos de sua empresa e que entregue ferramentas de gestão de acordo com os objetivos estabelecidos;
  • Estabeleça o roteiro do aprendizado e da distribuição do conhecimento, para garantir que sua equipe acesse informações pertinentes ao cotidiano de suas operações e capture automaticamente novos conhecimentos, aplicando-os em suas atividades cotidianas;
  • Estabeleça as métricas e relatórios de gestão e monitore a evolução de seu projeto de forma a identificar maneiras de melhorar o processo da Gestão do Conhecimento.

A construção de uma nova gestão estratégica leva tempo e exige bastante esforço das lideranças, mas os resultados podem ser impressionantes: empresas que investem na Gestão do Conhecimento e acertam na escolha do LMS atuam com mais eficiência, melhoram o processo de tomada de decisão e contam com equipes treinadas, motivadas e engajadas aos objetivos corporativos, operando com mais rentabilidade e usando com mais assertividade todos os seus recursos disponíveis!

 

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